Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Atendimento pré-hospitalar é destacado em curso para socorristas bombeiros

15 jun 2021 às 15:55
Por: Agência Estadual de Notícias

Uma aula virtual, com a participação do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e do comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gerson Gross, marcou nesta terça-feira (15) a aplicação de 50% do conteúdo programado para o Curso de Especialização para Socorrista. A partir de agora tem início um novo módulo.

O secretário da Saúde e o comandante do CB destacaram a importância do atendimento pré-hospitalar para o suporte à vida. “O objetivo deste curso é fortalecer a missão dos socorristas na atenção pré-hospitalar ao trauma. Reconhecemos que o trabalho do Siate simboliza o de um hospital sobre rodas e, por isso, nos unimos neste aprofundamento de conteúdo", afirmou Beto Preto.

Ele explicou que que o atendimento pré-hospitalar realizado pelos socorristas consegue antecipar e antever diversos eventos relacionados ao trauma, ocorrências que acabam utilizando praticamente entre 40% a 50% dos leitos de emergências nos hospitais do Paraná.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, 85% das ocorrências que fazem parte do rol estatístico do Corpo de Bombeiros do Paraná se referem à urgência e emergência e serviços pré-hospitalares. “Precisamos cada vez mais fortalecer este nicho de atendimento e com isso prestarmos um serviço de excelência, seguro e aprimorado para a sociedade”, ressaltou.

A aula foi na sede do quartel do Comando do Corpo de Bombeiros, em Curitiba. O curso é desenvolvido pela Secretaria da Saúde, Coordenadoria Estadual do Siate e Centro de Ensino e Instrução da Secretaria estadual da Segurança Pública. 

Outras notícias

Exclusivo: Pai e filha de 3 anos são baleados em cidade na região de Curitiba

Preços de alimentos e bebidas caem pelo segundo mês consecutivo no Paraná

Quase 18 mil vagas de emprego estão abertas no Paraná

CURSO – Participam do curso 120 bombeiros que já atuam nos grupamentos de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. São 425 horas de curso. A realização é da Divisão de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria e pela primeira vez acontece através da Escola de Saúde Pública do Paraná. As aulas começaram no mês passado e seguem até o próximo dia 30 de julho.

O curso tem aulas online e presenciais. “A capacitação promove uma verdadeira imersão na padronização dos protocolos atualizados de atendimento de urgência para vários tipos de traumas”, explicou o primeiro tenente Bruno Zírpoli de Mattos, coordenador do curso pelo Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros de Curitiba. “Só na disciplina de ressuscitação cardiopulmonar, por exemplo, temos 36 horas aulas, o que promoverá um grande aprofundamento no tema”.

“O módulo que teve início nesta terça-feira prevê orientações clínicas para diversas situações do trauma, com aulas no período da manhã e tarde, contando com a participação de socorristas das quatro macrorregiões do Estado”, informou a gerente de Atenção à Urgência da Secretaria da Saúde, Giovana Fratim.

PRESENÇAS – Também participaram da aula virtual o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, e o coordenador estadual do Siate, major Marcos Adolpho Galeazzi, além dos comandantes dos grupamentos das regiões de Londrina, Maringá e Cascave

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Câmera flagra cachorro sendo arrastado durante tornado em São José dos Pinhais

Paraná
Imagem de destaque

Tornado de escala F2 atinge São José dos Pinhais e afeta milhares de famílias

Paraná

IPVA 2026: prazo de vencimento para placas 3 e 4 termina nesta segunda-feira

Paraná

Motociclista morre após queda de moto na BR-277, em Morretes

Mais Lidas

Brasil e mundo
Mundo

Cinco cabeças humanas são encontradas penduradas em praia turística

Cidade
Londrina e região

Mulher é encontrada morta e companheiro é preso por feminicídio em Londrina

Cidade
Londrina e região

"Você vai morrer na pancada": áudios de ameaças reforçam suspeita de feminicídio em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem é preso por suspeita de estupro de vulnerável contra adolescente de 13 anos

Cidade
Londrina e região

Motorista morre soterrado por carga de areia em acidente na PR-538 em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.