Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Aulas presenciais na UFPR retornam na próxima segunda-feira, 14 de fevereiro

11 fev 2022 às 11:53
Por: Redação Tarobá News

A Universidade Federal do Paraná mantém para a próxima segunda-feira, 14 de fevereiro, a retomada das aulas presenciais na instituição. De acordo com análise da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus na UFPR, há uma melhora significativa no quadro da pandemia de Covid-19 na região, tornando o retorno possível. O calendário acadêmico iniciou em 31 de janeiro, na modalidade híbrida.

“Estamos ouvindo a ciência, como fazemos desde o início da pandemia. A ciência nos dizia, e isso se confirmou agora, que no final de janeiro estaríamos no pico dos números relativos à Covid-19. Também havia a previsão de queda nos números em meados de fevereiro, na taxa de contaminação e de hospitalizações, o que está ocorrendo. Com esses dados, confirmamos a retomada das aulas 100% presenciais na próxima segunda-feira”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. O reitor lembrou que a retomada vai exigir a apresentação de comprovação de esquema vacinal contra Covid-19 e ainda o uso de máscaras, como reforço de biossegurança.

Comprovante vacinal

Os alunos deverão inserir os comprovantes de esquema vacinal completo contra Covid-19, no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), para assistir as aulas presenciais. Os professores e as coordenações vão verificar os comprovantes dos alunos, bem como os integrantes da Comissão de Verificação.

Todos os servidores, técnicos e professores, deverão também apresentar este comprovante vacinal para ter acesso à UFPR, de acordo com a Resolução nº 01/22, do Conselho Universitário (COUN). Esta regra vale para todos, alunos, professores, técnicos, empregados públicos, trabalhadores terceirizados e visitantes.

Outras notícias

Governo do Paraná abre concurso público com mais de 600 vagas para a Saúde

Ciclista é atropelado, cai em caçamba e acorda na garagem do motorista; Veja o vídeo

Exclusivo: Pai e filha de 3 anos são baleados em cidade na região de Curitiba

A Resolução nº01/22 considera como documentos de comprovação do esquema vacinal completo a carteira de vacinação digital, a cópia de imagem da tela ou de aplicativo de instituição competente, brasileira ou estrangeira, além de comprovantes, cadernetas ou cartões de vacinação em papel timbrado. Quem ainda não completou a vacinação terá o acesso provisório garantindo, devendo realizar a comprovação no tempo previsto pelas autoridades sanitárias.

As pessoas com contraindicação médica para a imunização contra a Covid-19 devem apresentar declaração assinada por médico com registro no Conselho Regional de Medicina. Aqueles que não realizaram a imunização contra a Covid-19 terão o acesso presencial à universidade condicionado à apresentação periódica de exame tipo RT-PCR ou antígeno com resultado negativo para SARS-CoV-2 a cada 72 horas, que também deverá ser inserido no SIGA.

A fiscalização será realizada pela Comissão de Verificação, pelas coordenações de curso e pelos próprios professores.

Casos suspeitos e confirmados

Os casos suspeitos de Covid-19 devem ser relatados ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES), que irá rastrear as pessoas que tiveram contato com um caso suspeito ou confirmado. O objetivo é interromper a cadeia de transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos. As coordenações de curso (em caso de alunos) e as chefias imediatas (em caso de trabalhadores) também devem ser informadas.

A comunidade da UFPR poderá entrar em contato com o NEPES pelos telefones (41) 98482- 0007 e (41) 98482-0008 ou pelo e-mail [email protected] para esclarecimento de dúvidas, orientações e comunicações.

O NEPES preparou um guia com informações e orientações para o retorno presencial. A leitura é recomendada para todos.

Plataforma CHECK UFPR

Todos podem utilizar a plataforma CHECK UFPR, que vai monitorar e alertar a incidência de novos casos. O aplicativo gratuito desenvolvido na UFPR funciona por meio de QR Code nas salas de aula e outros ambientes. O sistema alerta em caso de contato com pessoas que testaram positivo para Covid-19. O cadastro na plataforma e o uso do CHECK UFPR pode ser feito normalmente pelo navegador WEB, por qualquer computador ou celular.

A universidade recomenda que docentes, estudantes, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados se cadastrem na plataforma antes da retomada presencial. Neste link há instruções para auxiliar os gestores na criação de salas pelo site. Clicando aqui o usuário aprende como usar o CHECK UFPR para fazer check-in e check-out nos espaços.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Preços de alimentos e bebidas caem pelo segundo mês consecutivo no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Quase 18 mil vagas de emprego estão abertas no Paraná

Paraná

Câmera flagra cachorro sendo arrastado durante tornado em São José dos Pinhais

Paraná

Tornado de escala F2 atinge São José dos Pinhais e afeta milhares de famílias

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Passarela da PR-445 em Cambé é isolada por suspeita de bomba; trânsito é bloqueado

Brasil e mundo
Mundo

Cinco cabeças humanas são encontradas penduradas em praia turística

Cidade
Londrina e região

Roubo de diamantes avaliados em R$ 15 milhões leva à prisão de cinco suspeitos em Londrina

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre ao bater contra meio-fio após avançar sinal vermelho na Dez de Dezembro

Cidade
Londrina e região

Mãe de suspeito presta depoimento sobre morte de ourives em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.