Desde 2016, o percentual de brasileiros que leem livros vem diminuindo. Em 2024, pela primeira vez, os não leitores superaram os leitores, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, produzida pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Datafolha. O estudo revela que 53% dos entrevistados não haviam lido nenhum livro nos três meses anteriores ao levantamento. Essa realidade motiva iniciativas como o Canteiro da Leitura, do Instituto A.Yoshii.
Criado em 2021, o projeto instala bibliotecas pop-up diretamente nos canteiros de obras, oferecendo aos colaboradores acesso a diversos títulos e incentivando que aproveitem os intervalos para ler. Além disso, os livros podem ser emprestados, permitindo que o hábito da leitura chegue também às famílias dos colaboradores.
“Ler, para mim, é aprender coisas novas, manter a mente ativa, ter um bom vocabulário e escrever melhor”, afirma Reginaldo Rodrigues, contramestre de obras e um dos usuários mais assíduos do projeto.
Em 2025, as ações do projeto chegaram a 16 unidades em funcionamento e, atualmente, são 11 Canteiros da Leitura ativos em Londrina, Maringá, Curitiba e em obras corporativas no Paraná e em São Paulo. Desde o início do projeto, mais de 6,7 mil pessoas foram impactadas e mais de 4,5 mil livros disponibilizados. Os espaços são temporários e contam com mobiliário produzido pelos próprios colaboradores, utilizando materiais reciclados das obras, reforçando o compromisso com sustentabilidade.
Preparação para o futuro
Para Aparecido Siqueira, presidente do Instituto A.Yoshii, o projeto traz uma série de benefícios e ajuda a preparar os colaboradores para os desafios do dia a dia das suas funções. “O principal deles é proporcionar uma atividade que agrega aos colaboradores. Além de eles poderem passar o tempo de intervalo de forma proveitosa, no longo prazo, todos os benefícios da leitura serão percebidos no trabalho, no momento de interpretar um projeto e de interagir com as equipes”, acredita.
Sobre o Instituto A.Yoshii
Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove projetos e ações solidárias ligadas à educação, ao meio ambiente e à cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 19 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e à educação. O Instituto é reconhecido com o Selo Sesi ODS, certificação concedida a instituições que demonstram compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: www.instagram.com/institutoa.yoshii