Em outubro, foram registradas 837.419 tentativas de fraude contra consumidores e empresas no Brasil, uma a cada 3,2 segundos. Em relação a setembro, o crescimento foi de 2,3%. O segmento com a maior parte das ocorrências foi o de “Bancos e Cartões” (50,2%) e o menos visado pelos criminosos foi o de “Serviços” (28,2%).
Para a Serasa Experian, que divulgou o levantamento, o crescimento nas tentativas de fraudes nos meses finais do ano é marcado pelo aumento nas compras e no uso de crédito. Especialistas arguentam que muitos criminosos tentam roubar identidades para pedir empréstimos e abrir contas em banco.
“Nesse cenário, a prevenção de fraudes é uma responsabilidade compartilhada entre empresas, consumidores e autoridades regulatórias, e todos devem estar atentos para proteger suas informações pessoais e financeiras por meio de ferramentas eficazes. A segurança e autenticação em camadas de proteção, que envolve níveis de tecnologia como biometria facial, verificação de documentos, de dispositivos e identidade, ainda são a melhor opção para identificar quem é quem e, de fato, blindar pessoas e empresas contra golpes”, considera o Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Consumidores com idades entre 36 e 50 anos (35,8%) foram os alvos preferidos dos fraudadores, enquanto aqueles que possuem até 25 anos tiverem a menor incidência (7,0%).
Paraná aparece em terceiro lugar
O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experia mostrou que ocorreram 3.866 investidas fraudulentas a cada um milhão de habitantes no Brasil. No recorte por Unidades Federativas, o Distrito Federal liderou o ranking (6.376), seguido por Santa Catarina (5.445) e Paraná (5.251).
Além disso, todas as Unidades Federativas registraram crescimento nas ocorrências fraudulentas, com destaque para a região Norte, que liderou o ranking com as maiores variações em Rondônia (3,1%), Amazonas (2,7%) e Acre (2,7%).