Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Calor que atinge o Paraná é o mais intenso dos últimos três anos e pode trazer recordes

22 set 2023 às 17:10
Por: Portal Tarobá
- Jonathan Campos/AEN

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros devem chegar a 30º C em praticamente todas as regiões do Estado nos próximos cinco dias. 


Esse intervalo de dias seguidos com muito calor não era sentido há três anos, desde outubro de 2020, também uma primavera. Nesta quinta-feira (21), por exemplo, Altônia ficou com a maior temperatura do Estado, de 38,3 °C. Na sexta (22), Capanema, com 39,2° C. A previsão é de que o tempo fique aberto, com sol e baixa possibilidade de chuvas.


Com temperaturas que podem chegar a 40º C, especialmente no Oeste, Norte e Noroeste do Paraná, algumas cidades podem ter temperaturas que ultrapassam a máxima histórica do mês. Para Curitiba a previsão é chegar a 35º C neste domingo (24), marca que pode se configurar um recorde para setembro na Capital, alcançado em 2015.


Já em Maringá, no Noroeste, o calor deve ultrapassar a 40º C. Em setembro de 2020, os termômetros chegaram a 39,2° C na cidade, recorde até então. Londrina e Cascavel ficam um pouco abaixo, com 39° C. Em setembro de 2020, elas registraram 40° C e 37,7° C de máxima, respectivamente. Ou seja, no caso de Cascavel também é possível haver recorde. Umuarama e Campo Mourão podem ter temperaturas ainda mais elevadas, na faixa de 42° C.


Na próxima terça-feira (26), está prevista a volta de uma instabilidade, com maior probabilidade de chuvas em todo o Estado.

Outras notícias

Boletim da dengue: Paraná contabiliza mais 292 novos casos da doença

Operação desarticula esquema de licitação fraudulenta dentro do DNIT Paraná

Caso Isis: força-tarefa retoma buscas entre Tibagi e Telêmaco Borba


O calor se deve ao fenômeno El Niño, atualmente predominante, que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, ocasionando temperaturas mais elevadas, especialmente no verão. Essa condição tende a ocorrer nos próximos dois anos, tempo que normalmente o fenômeno El Niño predomina sobre o oceano. 

Até então, a predominância era de La Niña (resfriamento), que permaneceu no Oceano Pacífico durante os últimos três anos. “O La Niña predominou por mais tempo que o normal. Geralmente, ele tem duração de seis meses a um ano, mas permaneceu sobre o oceano desde 2020”, explicou o meteorologista do Simepar, William Max.


PRIMAVERA QUENTE – A primavera de 2023 começa às 03h50 deste sábado, 23 de setembro, e termina à 0h47 de 21 de dezembro. A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação em todo Paraná. Os maiores valores das temperaturas mínimas e máximas devem ocorrer nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litorânea.


SIMEPAR – Nas redes sociais do Simepar, está disponível a previsão do tempo diária no podcast Simepar Informa. Em www.simepar.br pode ser acessada a previsão horária para até 15 dias por município, com indicadores das condições do tempo, temperaturas do ar mínimas e máximas, probabilidade e volume de chuvas, intensidade e direção dos ventos, sensação térmica, umidade relativa, visibilidade e pressão reduzida, além dos dados sobre o nascer e o pôr do sol e da lua.


AEN-PR 

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Homem morre atropelado na BR-376 enquanto trocava pneu em Tibagi

Paraná
Imagem de destaque

PF realiza prisões e apreende R$ 10 mil em cédulas falsas

Paraná

PCPR prende homem suspeito de envolvimento em três homicídios em Ponta Grossa

Paraná

Duas pessoas morrem em grave acidente entre carro e caminhão na BR-153 em Ventania

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de furar preferencial abandona vítima e carro com passageira em Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito de carregar caminhão com placas solares roubadas morre em confronto

Paraná
Paraná

Jovens desaparecidos em montanha desde sábado são encontrados nesta segunda

Cidade
Londrina e região

Escarlatina: mãe denuncia surto de doença infecciosa em CMEI de Londrina

Cidade
Londrina e região

Briga entre funcionários de marmoraria na zona sul de Londrina termina com esfaqueado

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.