Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Capacitação online discute atendimento às vítimas de violência sexual

06 out 2021 às 09:43
Por: Redação Tarobá News

Segue até esta quinta-feira (07/10) a Capacitação Estadual de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, que tem por objetivo instrumentalizar profissionais de saúde e da segurança pública que prestam assistência a vítimas deste tipo de crime, além de levar conhecimento técnico sobre o assunto ao público em geral interessado no tema. O evento é online, gratuito e as vagas são limitadas.

A programação acontece das 9h às 12h, com palestras e espaços para diálogo através de um link para acompanhamento ao vivo, que será disponibilizado aos inscritos.

O curso é parte do Projeto de Educação Médica Continuada, desenvolvido em  parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Secretaria da Segurança Pública (Sesp), por meio do Instituto Médico Legal (IML), e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR).

Diversos temas serão aprofundados por profissionais especializados nas áreas que relacionadas à violência sexual e na atenção voltada às vítimas, com o intuito de instrumentalizar os profissionais, buscando minimizar os impactos desse tipo de violência na sociedade.

“Um policial que atende uma vítima, tanto quanto um agente da saúde, precisa ter uma noção do funcionamento do protocolo de atendimento, saber coletar informações sobre a vítima e sobre o crime, se o caso ocorreu em menos de 72 horas, qual é o hospital de referência e outros tópicos vitais. O evento permite com que esses dois grupos tenham contato e conhecimento para fazer as orientações adequadas em sua região”, explicou o diretor do Instituto Médico Legal do Paraná, André Ribeiro Langowski.

Outras notícias

PCPR prende investigado por estupro de vulnerável e resgata adolescente em Imbituva

Paraná será um dos primeiros estados do Brasil a ofertar curso técnico de IA na rede pública

Gleisi deixará articulação do governo Lula para disputar Senado no Paraná

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti, o evento tem grande relevância para a saúde e a segurança das pessoas envolvidas neste contexto. “Apesar de ainda termos muito a se fazer, já temos conseguido fortalecer os pontos de atenção, além de continuar sensibilizando e capacitando nossas equipes para que, de fato, elas possam atender as necessidades das pessoas que procuram os serviços de saúde ou segurança pública em casos de violência sexual”.

No primeiro dia do curso, nesta terça-feira (05), logo após a abertura, foi abordado o Panorama da Atenção e Vigilância das Violências no Paraná, seguido de uma mesa redonda que discutiu a atuação dos profissionais da rede de atenção às vítimas e, também, o trabalho no primeiro contato dos agentes de segurança, a fim de acolher e encaminhá-las aos locais adequados.

Nesta quarta (06), o evento inicia com dois tópicos que sustentarão as discussões: atenção à saúde das pessoas inseridas no contexto da violência sexual e, em seguida, a atuação do IML, a exemplo da coleta de vestígios e dos exames forenses, além da assistência farmacêutica e odontológica.

No último dia (07), haverá mesa redonda sobre os aspectos legais e jurídicos pertinentes a esse tipo de crime, a comunicação de violência nos serviços de saúde (direitos e deveres), a relação com os casos de gravidez, entre outros temas.

Como participar – Para registrar-se é necessário acessar AQUI e fazer a inscrição. Os participantes poderão receber um certificado, caso cumpra os pré-requisitos necessários.

AEN-PR

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Pagamento do IPVA já chega perto de 70% em algumas cidades do Paraná; veja a lista

Paraná
Imagem de destaque

IPVA 2026 mais barato: 56% dos proprietários de veículos já iniciaram os pagamentos

Paraná

Paraná investe R$ 56 milhões para construção de APAEs em 25 municípios do Paraná

Paraná

Saque calamidade do FGTS: moradores de 60 cidades paranaenses podem usufruir do benefício

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Morre bebê de dois anos atropelada por carro da família em condomínio na zona oeste

Cidade
Londrina e região

Bebê de dois anos fica em estado gravíssimo após ser atropelada em condomínio

Cidade
Londrina e região

Salão de beleza é alvo de tentativa de golpe e encerra expediente no centro de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Mulher é morta com facadas no pescoço enquanto amamentava filho de cinco anos

Cidade
Londrina e região

Motorista de aplicativo desaparece após corrida para Bela Vista do Paraíso

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.