Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Carro elétrico e automatizado da Unioeste deve se tornar utilidade pública de Cascavel

14 mai 2021 às 12:35
Por: Agência Estadual de Notícias

O projeto de pesquisa e tecnologia do Carro Elétrico e Automatizado, desenvolvido dentro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), poderá ser reconhecido como de Utilidade Pública em Cascavel. A proposta será apresentada na Câmara de Vereadores na próxima semana. 

O projeto do veículo é realizado a partir de um termo de cooperação com o Instituto Brasil de Mobilidade. O reconhecimento de Utilidade Pública, pleiteado pela universidade e o instituto, deverá facilitar e abrir caminhos para novas etapas. O Governo do Estado participa com recursos para o projeto e para a melhoria na estrutura do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unioeste.

Nesta quinta-feira (13) o Carro Elétrico e Automatizado foi apresentado a vereadores de Cascavel, durante reunião no laboratório do NIT, com professores e pesquisadores responsáveis pelo projeto, liderados pelo professor Reginaldo Ferreira, além do reitor da Unioeste Alexandre Webber, e do presidente do Instituto Brasil de Mobilidade, Carlos Motta. O encontro fez parte de uma série de etapas para o reconhecimento do Carro Elétrico e Automatizado como de Utilidade Pública.

Neste momento o protótipo está em trabalho de montagem pelo Instituto, em São Paulo. Os pesquisadores da Unioeste atualmente são os responsáveis por toda a automatização, transformando-o em um veículo totalmente autônomo.

“Este carro é um dos primeiros carros elétricos totalmente brasileiro. São mais de 10 anos de desenvolvimento e podemos garantir que tudo o que está sendo criado será importante para Cascavel, para Universidade e todo País”, explica o professor Reginaldo Ferreira.

Outras notícias

Vídeo mostra jovem sendo surpreendida por tornado no PR: "Achei que ia morrer"

PCPR indicia três homens por roubo de caminhão que causou seis mortes na RMC

Menina de 9 anos denúncia estupro em bilhete, e padrasto é preso

Um dos objetivos de tornar o carro de utilidade pública é justamente possibilitar que a atenção se volte a este veículo. “Assim que a Câmara aprovar essa indicação, automaticamente teremos a possibilidade de buscar mais investimentos para pesquisa e desenvolvimento”, conta Carlos Motta, presidente do Instituto Brasil de Mobilidade.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Nesse momento o protótipo está sendo readequado, graças a um último repasse, de um total de R$ 300 mil,  realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o que deve possibilitar a entrega final em até 180 dias.

De acordo com reitor da Unioeste, Alexandre Webber, toda esta mobilização comprova a importância da universidade pública para a sociedade “Hoje podemos mostrar, através desse veículo, um pouco de como a universidade é transformadora e resolutiva”, disse ele.

UTILIDADE PÚBLICA - Com a apresentação realizada para os legisladores, o projeto de torna-lo Utilidade Pública deve entrar em votação na Câmara de Vereadores de Cascavel já na próxima semana.

“Não tínhamos a dimensão do que estava sendo produzido aqui e é muito importante ver de perto para ter a certeza que tornar como de Utilidade Pública é um bem para toda a comunidade”, ressaltou o vereador Celso Dalmolin, autor da proposta que será apresentada nos próximos dias. “Acho importante dizer que todos os envolvidos podem contar com a Câmara, mais uma vez podemos mostrar a importância da Unioeste”, afirmou.

DIFERENCIAL - O carro elétrico produzido entre Unioeste e Instituto Brasil de Mobilidade traz como diferencial detalhes importantes, como autonomia elétrica mínima 200 quilômetros, com possibilidade de aumentar; direção elétrica, tecnologia, em um valor estimado de aproximadamente R$ 90 mil reais para comercialização.


Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Olho Vivo: Paraná terá câmeras inteligentes com IA para reforçar a segurança pública

Paraná
Imagem de destaque

Ciclista é atropelado, cai em caçamba e acorda na garagem do motorista; Veja o vídeo

Paraná

Vidas salvas: Paraná já registra 17 doações de órgãos em janeiro que beneficiaram 46 pessoas

Paraná

Ministério Público conclui que houve omissão de socorro em caso no Pico Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Família de idosa denuncia suposta negligência médica após morte no Hospital do Câncer

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na zona oeste de Londrina reclamam de mau cheiro na água

Cidade
Cascavel e região

Motorista morre e três ficam feridos em grave acidente na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

Brasil e mundo
Brasil

Namorado de delegada, membro do PCC foi a evento de posse: 'Parece deboche'

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.