Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Carteira de Identidade Funcional ganha versão digital

01 mar 2024 às 08:54
Por: Assessoria de Imprensa
Tânia Rêgo/ABr

Membros e servidores do Ministério Público do Paraná já podem utilizar a Carteira de Identidade Funcional na versão digital pelo celular. Denominado e Funcional, o novo modelo é uma iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça, no contexto de desenvolvimento de soluções inovadoras, sustentáveis e eficazes na instituição, e parte também de deliberação do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Até então, o documento era disponibilizado apenas no formato físico para aqueles integrantes que o solicitavam ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGP).


“Este é um marco importante na jornada de inovação e melhoria contínua do Ministério Público do Paraná, refletindo o compromisso institucional com a transparência, a segurança e a praticidade em sua atuação”, afirma o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. “A carteira funcional digital é mais do que apenas uma versão eletrônica de um documento físico. Ela é uma ferramenta que garante a autenticidade, a integridade e a veracidade dos dados que apresenta, assegurando que a identidade seja protegida e verificável de forma eficiente. Isso significa que, ao utilizarmos a carteira digital, estamos não só facilitando o dia a dia de nossos membros e servidores, mas também reforçando a validade jurídica do documento em qualquer contexto, seja ele administrativo, legal ou operacional”, destaca.



Acesso


Para utilizar a Carteira de Identidade Funcional digital – também disponível para membros aposentados –, basta baixar o aplicativo da eFuncional, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e disponibilizado para as plataformas Android e IOS. Membros aposentados receberão pelo e-mail institucional as orientações de como instalar o aplicativo. 


Caso o sistema não emita o documento por falta de dados, como foto e assinatura, o integrante do MPPR deve entrar em contato com o DGP pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (41) 3250-4376 e (41) 3250-4654.

Outras notícias

Ex-ginasta Isabelle Marciniak morre de linfoma aos 18 anos

Policial e motociclista morrem após perseguição em Curitiba

PRVias prevê aumento de 61% no movimento nas estradas no fim de ano


O documento de identificação funcional no formato físico somente será expedido mediante o requerimento do interessado e conterá os mesmos dados e símbolos presentes na versão eletrônica.



Praticidade, mobilidade e segurança


O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Jurídicos, Arion Rolim Pereira, ressalta que a versão digital da Carteira de Identidade Funcional traz mais praticidade e mobilidade por estar sempre disponível nos aparelhos celulares dos integrantes, o que permite o acesso em qualquer lugar. “A carteira funcional digital elimina a necessidade de portar um documento físico, reduzindo o risco de extravios e danos, além de proporcionar mais agilidade no acesso às informações e na realização de procedimentos que requerem identificação funcional.”


A nova versão, além de ser inovadora e sustentável, permite ainda atualizações automáticas com maior economia e celeridade e assegura a proteção contra fraudes, uso indevido e qualquer outro tipo de ameaça à integridade dos dados de membros e servidores.



Utilização


As Carteiras de Identidade Funcional (física e digital) dos membros do Ministério Público do Paraná em atividade ou aposentados valem como cédula de identidade em todo o território nacional, nos termos do art. 42 da Lei 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) e  art. 154 da Lei Complementar Estadual 85/99 (Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Paraná), assegurado o porte de arma, nos termos da legislação.


As Carteiras de Identidade Funcional dos servidores (efetivos, comissionados e cedidos) têm por finalidade exclusiva identificar o titular como servidor do Ministério Público do Paraná, devendo ser utilizada estritamente no exercício das atribuições do cargo ou função, não conferindo quaisquer prerrogativas ao seu portador. A utilização da Carteira de Identidade Funcional não dispensa o uso de crachá pelo servidor.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Paraná
Imagem de destaque

PRF lança Operação Rodovida Natal 2025 com foco em cintos e cadeirinhas

Paraná

Ratinho Jr encerra 2025 como o governador mais bem avaliado do Brasil

Paraná

Demanda histórica do Litoral, duplicação da PR-412 é autorizada pelo governo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem de 45 anos é executado na garagem de casa na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Família procura jovem de 25 anos desaparecido desde domingo em Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito de integrar facção criminosa morre em confronto com o Choque na BR-369

Cidade
Londrina e região

Menino de 4 anos luta pela vida após ser atropelado por caminhão em Londrina

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Podcasts

Podcast Fala Advocacia | EP 4 | Qual o papel da comissão de compliance?

Podcast Café Com Edu Granado | EP 44 | Reencontro Com a Fé | Tadao Nishida

Podcast Falando de Gestão | EP 42 | Planejamento Financeiro | Fernando Queiroz

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.