Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Casos de intoxicação por metanol sobem para três no Paraná; antídoto é enviado

Dois novos casos suspeitos estão sendo monitorados em Maringá e Toledo; Sesa alerta para que a população tenha cautela e procure atendimento médico imediato
08 out 2025 às 07:24
Por: Portal Tarobá

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta terça-feira (7) um caso de intoxicação por metanol em Curitiba, elevando para três o total de diagnósticos no Estado. Os pacientes confirmados (homens de 36, 60 e 71 anos) permanecem internados e recebendo acompanhamento especializado. A Sesa descartou, após exames, as notificações de Foz do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste e Ponta Grossa, mas mantém em análise dois casos suspeitos de Maringá e Toledo, ambos envolvendo homens de 27 anos que estão hospitalizados, aguardando resultados laboratoriais. O secretário Beto Preto reforçou o monitoramento rigoroso e alertou a população para que consuma apenas bebidas de origem confiável, já que o metanol é altamente tóxico e pode levar a danos graves e óbito.


Para garantir o tratamento dos pacientes, o Ministério da Saúde enviou 220 ampolas do antídoto (etanol farmacêutico) ao Paraná no último sábado (4). O produto é encaminhado diretamente aos hospitais que atendem os casos notificados. A quantidade do antídoto, que já foi administrado em dois pacientes paranaenses, é calculada individualmente com base no peso e na resposta clínica do paciente, podendo uma única dose de manutenção estender-se por até 24 horas e demandar um grande número de ampolas. Por isso, o Estado aguarda um novo envio de medicamento por parte do governo federal, enquanto articula a vigilância e notificação de todos os casos suspeitos através do Sinan e dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Paraná.


A Sesa reforça que o metanol é indetectável pelo cheiro ou sabor e orienta a população a ficar atenta aos sintomas, que podem aparecer entre 06h e 24h após a ingestão e ser confundidos com uma ressaca comum. Os sinais iniciais incluem dor de cabeça, náuseas e sonolência. No entanto, é crucial buscar um serviço de saúde imediatamente em caso de sintomas graves e tardios, como dor abdominal intensa e alterações visuais (visão turva, embaçada ou cegueira repentina), que são sinais de emergência. Como prevenção, a Sesa aconselha a checagem de preços muito baixos, lacres intactos, rótulos corretos e a presença do registro do MAPA e do selo IPI nas embalagens. Em caso de suspeita, o atendimento deve ser procurado o mais rápido possível e o caso reportado a um dos quatro CIATox do Estado.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PCPR resgata cães e gatos vítimas de zoofilia em Piraquara

Paraná
Imagem de destaque

Adolescente de 17 anos morre após atendimentos por ansiedade

Paraná

Jovem morre após ser linchado por crime que não cometeu em Ponta Grossa

Paraná

PRF apreende mais de 180 kg de maconha na BR-487, em Alto Paraíso

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Cidade
Londrina e região

Londrina entra em alerta laranja para temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h

Cidade
Londrina e região

Pedágio na BR-369 em Rolândia gera revolta entre moradores e mobiliza autoridades

Paraná
Londrina e região

Jovem morre após ser linchado por crime que não cometeu em Ponta Grossa

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.