Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Com olhar para quem mais precisa, Estado reduz impacto social da pandemia

15 mar 2021 às 09:14
Por: Redação Tarobá News

“Olhar para quem mais precisa”. A frase foi dita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em diferentes momentos da pandemia do novo coronavírus, que completou um ano no Paraná na sexta-feira (12). E norteou a série de ações sociais tomadas pelo Estado ao longo dos 365 dias para amenizar os impactos sanitários e econômicos da doença na vida dos paranaenses.

Em um grupo multissetorial, cada secretaria estadual aplicou medidas de suporte à população, atendendo uma determinação direta do governador. O apoio contou com reforço da estrutura médico-hospitalar, amparo psicológico nos diferentes centros assistenciais, renegociação de dívidas, suspensão do corte de serviços essenciais, distribuição de alimentos e, claro, incentivos à geração de empregos.

Um dos pilares da estratégia paranaense foi o incentivo à agricultura familiar. Com parte do comércio desmobilizado em alguns momentos da crise para atender a decretos de isolamento, o Governo do Estado comprou a produção dos pequenos produtores e repassou à população na forma de merenda escolar, mesmo com a suspensão das aulas presenciais. Alimento que também chegou a hospitais e entidades assistenciais.

Desde o fim de março de 2020, quando iniciaram as aulas remotas, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promoveu quinzenalmente a entrega de alimentos da merenda escolar. Kits compostos por arroz, feijão, macarrão, farinha de milho, açúcar, óleo de soja, legumes, frutas e verduras. Composição equilibrada e saudável.

A ação foi organizada com o intuito de manter as refeições dos estudantes que, em virtude da pandemia, deixaram de fazê-las nas escolas. O investimento anual chegou a R$ 187,9 milhões, dos quais R$ 90 milhões para compras da agricultura familiar.

Outras notícias

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

A medida garantiu o escoamento da produção e a manutenção do emprego e renda no campo, evitando também o êxodo rural. “O emprego é o melhor programa social que existe. Permite que o cidadão possa cuidar bem da família. Essa sempre foi uma das grandes preocupações da nossa administração, especialmente ao longo desses 12 meses de pandemia. A ideia partiu do equilíbrio entre saúde e economia”, destacou Ratinho Junior.

Ele lembrou que a diretriz ajudou o Paraná a fechar 2020 como protagonista na geração de empregos no País. O Estado abriu 52.670 postos de trabalho no ano passado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. No mesmo período, o País criou 142.690 novas vagas. “Perto de 40% do saldo de empregos do Brasil foi de responsabilidade do Paraná. Nós sabemos como fazer e o povo paranaense sempre respondeu de maneira positiva porque gosta de trabalhar”, afirmou o governador.

AEN

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em carreta interdita BR-376 na descida da serra entre o Paraná e Santa Catarina

Paraná

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Paraná

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.