Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Defesa Civil emitiu 134 alertas de eventos severos desde a criação do Cell Broadcast

A ferramenta é usada para alertar a população sobre eventos meteorológicos severos ou extremos
19 fev 2026 às 07:51
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Gabriel Rosa/Arquivo AEN

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil já emitiu 43 alertas de eventos severos ou extremos neste ano por meio da ferramenta Cell Broadcast, que envia mensagens de texto com aviso sonoro e vibração diretamente aos celulares, sem necessidade de cadastro prévio. O número de avisos disparados em menos de dois meses representa quase metade dos enviados em todo 2025 — primeiro ano de funcionamento integral do sistema — quando foram emitidos 91 alertas. Desde a implementação, já são 134 comunicados ao todo.


A ferramenta é utilizada para avisar a população sobre eventos meteorológicos severos ou extremos, como vendavais, tempestades com raios, além de situações com risco de inundação ou deslizamentos. Na terça-feira (17), pela primeira vez, foi encaminhado um alerta para a região Norte do Paraná, informando moradores de Ibiporã e Londrina sobre o risco de temporais, ventos fortes, chuva intensa e granizo.


O serviço está disponível no Paraná desde agosto de 2024. O Estado foi um dos escolhidos para os testes do Cell Broadcast, desenvolvido pela Defesa Civil Nacional e atualmente operado pela esfera estadual. O sistema utiliza as antenas de telefonia celular para enviar mensagens a todos os aparelhos localizados dentro de um perímetro determinado. O aviso se sobrepõe aos aplicativos abertos, sem que o usuário precise estar cadastrado.


“O Cell Broadcast é uma tecnologia que funciona nas redes 4G e 5G. Todos os telefones que estiverem na área de cobertura da telefonia receberão o alerta da Defesa Civil”, explica o coordenador-executivo da Defesa Civil, coronel Ivan Ricardo Fernandes.


Segundo ele, nos alertas severos é emitido apenas um bip, que pode ser lido pelo usuário e não toca caso o aparelho esteja no modo silencioso. Já nos alertas extremos, uma sirene é acionada por 10 segundos, independentemente das configurações do celular. “Em ambos os casos, a mensagem se sobrepõe ao aplicativo em uso. No entanto, se a pessoa estiver em casa, com o Wi-Fi ligado e o celular em modo avião, não receberá o alerta”, destaca.

Outras notícias

Em menos de uma semana, 26 mil paranaenses se inscrevem na CNH Social

Carnaval registra 124 ocorrências de afogamento nas praias do Paraná

Tempestades e vendaval de até 100 km/h: Paraná está sob 3 alertas climáticos do Inmet


De acordo com mapa gerado pelo sistema da Defesa Civil, os 134 alertas já disparados estão distribuídos por todo o Estado, com maior concentração no Litoral e na região Sul. Guaratuba lidera o número de acionamentos, com 23 disparos, principalmente relacionados à ocorrência de raios. Também foram registrados 14 alertas em Palmas, Matinhos e Salgado Filho, além de 12 em Pontal do Paraná.


OUTROS ALERTAS


Além do Cell Broadcast, a Defesa Civil mantém outros canais de comunicação para informar a população sobre a ocorrência de eventos meteorológicos. Diferentemente da nova plataforma, nesses casos é necessário cadastro prévio. Os meios disponíveis incluem WhatsApp, SMS, Telegram e TVs por assinatura.


No site oficial, a Defesa Civil disponibiliza orientações sobre como agir antes, durante e depois de eventos extremos, reforçando a importância da prevenção e da resposta rápida em situações de risco.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Vendaval derruba silo às margens da PR-466 e causa prejuízos na região

Paraná
Imagem de destaque

Pesquisa mostra empate técnico sobre confiança nas urnas no Sul

Paraná

Projeto de Lei quer proibir cotas raciais em universidades públicas do Paraná

Paraná

Paraná registra cinco nuvens funil em dois meses; fenômeno é estágio inicial de tornado

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Corpo em decomposição é encontrado dentro de apartamento no Residencial Santos Dumont

Brasil e mundo
Brasil

Adolescente morre eletrocutada por máquina de lavar roupa

Brasil e mundo
Mundo

Agente de liberdade condicional é flagrada aos beijos com condenado por duplo homicídio

Brasil e mundo
Brasil

Criança morre após ficar com pé preso em fenda de cachoeira

Cidade
Londrina e região

Jovem de 19 anos fica em estado crítico após bater moto contra radar em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 53 | A Nobreza da Advocacia | Victor Rocha

Podcast do Marcelo Villa | EP 4 | Gestão, Saúde e Bastidores | Felippe Machado

Podcast Falando de Gestão | EP 48 | Reunião de ex-alunos - Lições da gestão estratégica

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.