A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil já emitiu 43 alertas de eventos severos ou extremos neste ano por meio da ferramenta Cell Broadcast, que envia mensagens de texto com aviso sonoro e vibração diretamente aos celulares, sem necessidade de cadastro prévio. O número de avisos disparados em menos de dois meses representa quase metade dos enviados em todo 2025 — primeiro ano de funcionamento integral do sistema — quando foram emitidos 91 alertas. Desde a implementação, já são 134 comunicados ao todo.
A ferramenta é utilizada para avisar a população sobre eventos meteorológicos severos ou extremos, como vendavais, tempestades com raios, além de situações com risco de inundação ou deslizamentos. Na terça-feira (17), pela primeira vez, foi encaminhado um alerta para a região Norte do Paraná, informando moradores de Ibiporã e Londrina sobre o risco de temporais, ventos fortes, chuva intensa e granizo.
O serviço está disponível no Paraná desde agosto de 2024. O Estado foi um dos escolhidos para os testes do Cell Broadcast, desenvolvido pela Defesa Civil Nacional e atualmente operado pela esfera estadual. O sistema utiliza as antenas de telefonia celular para enviar mensagens a todos os aparelhos localizados dentro de um perímetro determinado. O aviso se sobrepõe aos aplicativos abertos, sem que o usuário precise estar cadastrado.
“O Cell Broadcast é uma tecnologia que funciona nas redes 4G e 5G. Todos os telefones que estiverem na área de cobertura da telefonia receberão o alerta da Defesa Civil”, explica o coordenador-executivo da Defesa Civil, coronel Ivan Ricardo Fernandes.
Segundo ele, nos alertas severos é emitido apenas um bip, que pode ser lido pelo usuário e não toca caso o aparelho esteja no modo silencioso. Já nos alertas extremos, uma sirene é acionada por 10 segundos, independentemente das configurações do celular. “Em ambos os casos, a mensagem se sobrepõe ao aplicativo em uso. No entanto, se a pessoa estiver em casa, com o Wi-Fi ligado e o celular em modo avião, não receberá o alerta”, destaca.
De acordo com mapa gerado pelo sistema da Defesa Civil, os 134 alertas já disparados estão distribuídos por todo o Estado, com maior concentração no Litoral e na região Sul. Guaratuba lidera o número de acionamentos, com 23 disparos, principalmente relacionados à ocorrência de raios. Também foram registrados 14 alertas em Palmas, Matinhos e Salgado Filho, além de 12 em Pontal do Paraná.
OUTROS ALERTAS
Além do Cell Broadcast, a Defesa Civil mantém outros canais de comunicação para informar a população sobre a ocorrência de eventos meteorológicos. Diferentemente da nova plataforma, nesses casos é necessário cadastro prévio. Os meios disponíveis incluem WhatsApp, SMS, Telegram e TVs por assinatura.
No site oficial, a Defesa Civil disponibiliza orientações sobre como agir antes, durante e depois de eventos extremos, reforçando a importância da prevenção e da resposta rápida em situações de risco.