Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Escolas de Campo Mourão e Guarapuava recebem R$ 5 milhões em notebooks e tablets

28 abr 2021 às 15:33
Por: Agência Estadual de Notícias

Escolas municipais e estaduais de Campo Mourão e Guarapuava vão receber mais de 500 notebooks e mil tablets, um investimento de R$ 5 milhões. O recurso é proveniente de uma chamada pública do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lançada em 2018.  São contempladas 63 escolas, somando 27 mil estudantes.

O Paraná, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, se inscreveu na chamada pública e a proposta foi selecionada no fim de 2019. Em  setembro de 2020, o governador Ratinho Junior sancionou a lei 542/2020, que autoriza o Poder Executivo a receber os recursos do BNDES.

A iniciativa foi uma parceria do banco com o Ministério da Educação, dentro do programa Educação Conectada. Previa a destinação dos recursos do Fundo Social do BNDES para apoiar projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação pública.

Com a aquisição dos equipamentos, a Secretaria da Educação criou o programa Piá Conectado, que será lançado quinta-feira (29), em evento online das 11h às 12h, em transmissão pelo Youtube da pasta. Durante o evento, que também celebrará o contrato com o BNDES, gestores e professores das escolas participantes do projeto poderão assistir a palestras de convidados sobre educação e tecnologia.

Participarão o secretário da Educação, Renato Feder; o superintendente de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES, Julio Costa Leite; a diretora e presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Lúcia Dellagnelo; a gerente de Educação da Fundação Itaú Social, Patrícia Mota Guedes; além de deputados e dos prefeitos, secretários municipais da Educação e chefes de Núcleos Regionais da Educação de Campo Mourão e Guarapuava.

Outras notícias

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

RENDIMENTO  - Com o investimentos em equipamentos de informática, a Secretaria da Educação e do Esporte pretende aumentar o rendimento e o engajamento dos estudantes, além de promover a inclusão digital e reduzir o abandono escolar nos dois municípios.

No Ensino Médio, por exemplo, será aplicada a aprendizagem baseada em projetos integrados às tecnologias digitais. Para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), além da aprendizagem por projetos, também há uma proposta de letramento em Matemática e Língua Portuguesa com ferramentas tecnológicas.

Já para alunos de escolas municipais que cursam até o 3º ano do Ensino Fundamental, os recursos digitais serão utilizados para acompanhamento e avaliação contínua dos estudantes, inclusive durante a alfabetização, coletando dados que auxiliem o professor a elaborar percursos personalizados para os alunos.

“As ferramentas tecnológicas se aliam ao trabalho do professor, potencializando as diversas formas de ensinar e de aprender”, diz Luciana Barandas Santinoni, diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Unidade Polo, em Campo Mourão, um dos que são contemplados pelo projeto. “A utilização de notebooks e tablets permite ao aluno explorar novas possibilidades e desenvolver sua autonomia”, avalia.

Cerca de 3,6 mil professores das escolas contempladas receberão, a partir de 3 de maio, formação para o uso pedagógico das tecnologias digitais na educação. “A Secretaria da Educação tem sempre apoiado e apostado na formação contínua dos docentes, com trilhas de aprendizado de novas tecnologias, para propiciar uma aprendizagem consistente e atualizada para os alunos”, afirma Gustavo Garbosa, diretor de Tecnologia e Inovação da secretaria.

CONVÊNIO — A pasta é responsável pela execução dos recursos do projeto, que deve ser concluído em até 24 meses após a data de publicação do contrato com o BNDES.

O convênio atende 35 escolas estaduais e 28 municipais, que correspondem a 100% das estaduais e 50% das municipais localizadas nas zonas urbanas de Guarapuava e Campo Mourão.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em carreta interdita BR-376 na descida da serra entre o Paraná e Santa Catarina

Paraná

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Paraná

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.