Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Escolas estaduais ofertam alimentação de qualidade atestada pelo Tecpar

24 ago 2021 às 14:31
Por: Agência Estadual de Notícias

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) faz o controle de qualidade da alimentação escolar fornecida pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) aos estabelecimentos estaduais de ensino. Com o contrato entre os dois institutos, o Governo do Estado assegura a qualidade das mais de 900 mil refeições servidas diariamente nos quase 2,3 mil estabelecimentos de ensino no Paraná.

Nesta terça-feira (24), o diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno, esteve no Tecpar para conhecer os laboratórios onde são realizadas as análises de amostras de produtos destinados à alimentação dos estudantes.

Jorge Callado, diretor-presidente do Tecpar, afirma que os laboratórios do instituto dispõem de equipamentos de ponta e técnicos experientes na área para uma análise precisa nos produtos que são oferecidos aos alunos.

“Como órgão habilitado pela Anvisa e acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, o Tecpar assegura que os alimentos que chegam até as escolas passaram por um rigoroso controle de qualidade e estão em conformidade com a legislação”, pontua o diretor-presidente.

O contrato celebrado entre os dois institutos prevê o controle da qualidade de gêneros alimentícios, inspeção, coleta e ensaios laboratoriais, para atendimento ao Programa de Alimentação Escolar do Paraná.

Outras notícias

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Governo do Paraná anuncia investimento de R$ 540 milhões para as Apaes em 2026

Paraná amplia lista de remédios para saúde mental fornecidos nas farmácias do SUS

De acordo com o diretor-presidente do Fundepar, o trabalho conjunto garante a qualidade de alimentação para mais de um milhão de estudantes da rede pública paranaense. “Esse processo é pensado para garantir segurança e qualidade à alimentação para o fornecimento aos alunos paranaenses”, salienta.

O Tecpar também integra a Rede Nacional de Análise de Alimentos (Renali), formada por laboratórios públicos e instituições sem fins lucrativos de todo o Brasil, que possuem sistema de gestão de qualidade implantado ou acreditado.

CRITÉRIOS – Em 2021, o Laboratório de Análise de Alimentos do Tecpar analisou 116 amostras de produtos, que vão desde alimentos frescos a industrializados, como carne congelada, arroz, macarrão e bolachas e sucos, por exemplo.

As embalagens primárias e secundárias são inspecionadas pela equipe durante a entrega dos itens pelos fornecedores na unidade armazenadora da Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). Não havendo restrições durante a inspeção, a amostragem é feita e encaminhada ao Tecpar para ensaios laboratoriais.

REPROVAÇÃO – Ao longo da parceria entre as instituições, mais de 3 mil amostras foram analisadas pelo Tecpar, com uma taxa de reprovação na média de 9%. Segundo a gerente do Centro de Tecnologia e Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão, os alimentos reprovados são aqueles que podem apresentar riscos à saúde, como a presença de coliformes, salmonela e chumbo.

“Os alimentos analisados devem atender aos limites de tolerância da legislação, de forma a garantir que esses produtos não oferecem riscos à saúde humana” explica Daniele. “Alguns podem ser reprovados ainda por apresentarem problemas com a rotulagem ou nas condições das embalagens. Um exemplo é a presença de furos, que podem causar contaminações tornando o produto impróprio para o consumo”, acrescenta.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião a conselheira do Conselho Estadual de Educação Cristiane Kaminski, o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa, e o diretor de Administração e Finanças do Tecpar, Marcos Bonoski.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

UENP terá curso de Medicina em Cornélio Procópio com 40 vagas anuais

Paraná
Imagem de destaque

Governo envia mais 46 cartões do Programa Reconstrução para Rio Bonito do Iguaçu

Paraná

Maiores e com mais tecnologia: montagem dos palcos do Verão Maior começa nesta semana

Paraná

Com vacinas disponíveis no SUS, Estado reforça imunizantes essenciais às gestantes

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pai e filho são mortos a tiros após desentendimento com policial no norte do Paraná

Cidade
Londrina e região

Mulher fica inconsciente ao pular muro para fugir de agressores em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.