Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Estado e Fiep promovem o 1º Painel das Rotas Estratégicas em CT&I 2040

12 jun 2021 às 09:54
Por: Agência Estadual de Notícias

O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), promoveram na quinta-feira (10) o Primeiro Painel das Rotas Estratégicas. O objetivo foi apresentar as Rotas Estratégicas em Ciência, Tecnologia e Inovação - 2040 para o Paraná e promover a construção compartilhada desta Rota no Ecossistema Regional de CT& I e Inovação Oeste.

O evento reuniu os setores acadêmico, empresarial, sociedade civil organizada e governo, e também foi transmitido por meio do canal da Araucária no YouTube, contando com a participação de aproximadamente 120 pessoas.

Segundo o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, um Estado mais moderno e inovador tem sido um dos propósitos primordiais do Governo do Estado. A ciência, tecnologia e inovação são elementos transformadores do Paraná, capazes de promover avanços sociais, econômicos-sociais e principalmente humanos.

“Por meio dessas Rotas queremos consolidar uma efetiva conexão entre a pesquisa desenvolvida nas nossas instituições de Ciência e Tecnologia com as demandas de desenvolvimento do Paraná. É a pesquisa aplicada gerando riqueza e bem-estar para nossa população", disse.

No evento foi apresentado como estão sendo construídas as Rotas, o estudo dos contextos regionais, o portal de dados, o mapeamento de ativos, a governança e foram aplicadas também as metodologias da Matriz SWOT, de análises cruzadas da Matriz em CT &I, de domínios de transformação, de visões de futuro, de plano de ações transformadoras e de sistematização das Rotas. Essas dinâmicas de identificação e de validação das informações foram apresentadas  aos segmentos e ativos estratégicos da região Oeste. Esses públicos participaram do evento, tanto pela plataforma zoom como por meio do YouTube.

Outras notícias

Estado vai enviar projeto de lei para reduzir em 55% o custo dos exames da CNH no Paraná

PCPR prende investigado por estupro de vulnerável e resgata adolescente em Imbituva

Paraná será um dos primeiros estados do Brasil a ofertar curso técnico de IA na rede pública

“O Brasil continua sendo destaque no cenário de produção de ciência e tecnologia. O nosso maior gargalo continua sendo a transformação de ciência e tecnologia em inovação”, disse o superintendente estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. Segundo ele, com essa iniciativa de construção de rotas estratégicas voltadas a essa área a indústria norteando esse trabalho torna-se peça fundamental para o desenvolvimento do Estado. “A identificação de demandas prioritárias efetiva a produção do conhecimento e evolução da ciência e tecnologia do Paraná".

As Rotas Estratégicas seguem também os seguintes aspectos norteadores: painéis de dados, mapas de ativos, reconhecimento das governanças, domínios de transformação, visões de futuro, ações transformadoras, orientação e aplicação de recursos.

“A pauta da inovação é extremamente importante, e traduzir esse destaque por meio do melhor mapeamento dos nossos ativos faz com que consigamos reconhecer os talentos paranaenses. A evolução da estratégia e conceito da rota que está sendo desenhada é essencial na sinergia nas atitudes e ações a serem adotadas. O Governo do Paraná prioriza a criação de um ambiente estável e de boas articulações políticas, para desta forma atrair ainda mais investimentos que contribuam automaticamente com o desenvolvimento do Estado. Não há futuro que não passe pela inovação", afirmou o chefe da Casa Civil, Guto Silva.
As Rotas englobam as seguintes regiões e ecossistemas de inovação: Noroeste, Oeste, Sudoeste, Centro - Sul, Campos Gerais, Litoral, Norte - Pioneiro, Norte - Central e Região  Metropolitana de Curitiba. “O foco é no reconhecimento das particularidades de cada ecossistema e região, mas promovendo a integração de ações voltadas à inovação. Desta forma podemos reescrever a história da ciência, tecnologia e inovação, terá um antes e um depois de trabalho de mapeamento", salientou a gerente executiva do observatório sistema Fiep, Marília de Souza.

“O nosso papel é de também transformar toda essa complexidade que envolve a inovação em algo palatável, para que se torne cada vez mais próxima da população. Precisamos promover a convergência de todos dados e tecnologias que possuímos para aproveitar o que já foi feito e adequar o que precisa ainda ser incrementado. O objetivo é transformar o termo técnico em benefícios à população", destacou o superintendente geral de Inovação, Marcelo Rangel.

Como resultado do projeto, será entregue à sociedade paranaense, até o final do ano, uma agenda convergente de ações transformadoras que buscam orientar os Ecossistemas Regionais de CT&I.

“Adotamos uma metodologia de prospecção e de especialização inteligente que juntas permitem maior assertividade nas ações de promoção dos ecossistemas de CT&I. Ressaltamos nesta metodologia um processo de cocriação e participação para que haja cogestão dos atores estratégicos de cada região. Com isso, conseguimos destacar e priorizar o que realmente tem potencial de impactar de forma mais significativa nas regiões por meio da CT&I", ressaltou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

PRÓXIMOS EVENTOS - No dia 22 de junho será realizado o painel sobre o Ecossistema Regional de CT&I Norte. No dia 23, será a vez do Litoral, e no dia 24, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Gleisi deixará articulação do governo Lula para disputar Senado no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Pagamento do IPVA já chega perto de 70% em algumas cidades do Paraná; veja a lista

Paraná

IPVA 2026 mais barato: 56% dos proprietários de veículos já iniciaram os pagamentos

Paraná

Paraná investe R$ 56 milhões para construção de APAEs em 25 municípios do Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Entenda o caso: corpo de homem desaparecido é encontrado semicarbonizado em Bela Vista do Paraíso

Brasil e mundo
Brasil

CNH sem autoescola deixa de ser aplicada e governo fará devassa nos Detrans

Cidade
Londrina e região

Despedida emocionante: parentes e amigos prestam última homenagem a Valdir de Oliveira

Cidade
Londrina e região

Corpo de motorista de aplicativo desaparecido é localizado em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

PCPR busca terceiro suspeito de envolvimento na morte de motorista em Bela Vista do Paraíso

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Podcast Arte do Sabor | EP 8 | Por que existem tantos azeites?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.