Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Evento destaca a função social dos tributos

26 out 2020 às 16:18
Por: Redação Tarobá News

A importância da educação fiscal e o retorno dos tributos à sociedade. Esses foram os destaques na abertura da “I Semana de Conscientização Tributária: Na busca de um (E)estado de igualdade social”, promovida pela Secretaria de Estado da Fazenda, Receita Federal e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A Educação Fiscal, tema amplamente discutido nesta I Semana de Conscientização Tributária, é um programa que busca disseminar informações e conceitos sobre a gestão fiscal, favorecendo a compreensão e a intensificação da participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos. 

O vice-governador Darci Piana fez uma reflexão sobre a preocupação que os governos devem ter para transmitir de onde vem o dinheiro que é aplicado para benefício da sociedade. “O governo tem a obrigação de fazer com que os cidadãos sejam beneficiados com essa contribuição que vem deles mesmos. É importante discutir durante essa semana como isso acontece, quais os aspectos da participação de cada um, de onde o governo recebe e para onde vão esses recursos”, citou.

IMPORTÂNCIA DOS TRIBUTOS FRENTE À CRISE - Para o diretor-geral da Secretaria de Estado da Fazenda, Eduardo Castro, o momento atual é bastante propício para a conscientização tributária. “Estamos vivendo a maior crise fiscal da história, em decorrência de uma pandemia que ninguém podia prever. Mais do que nunca é importante falar de conscientização tributária e sobre a função social do tributo”.

Castro também realçou o papel do Estado em um momento de crise, lembrando que o recurso dos tributos é fundamental para poder manter mecanismos de auxílio e assistência para a sociedade: em âmbito federal, somente com o auxílio-emergencial o governo federal deve gastar R$ 300 bilhões no ano de 2020. Foram gastos também R$ 60 bilhões com a distribuição de valores para os estados e municípios para a manutenção de suas atividades básicas. “No Paraná, foram habilitados 1.200 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 e também a compra de medicamentos que possuem um custo significativo, para o tratamento da doença. Nenhuma dessas ações seriam possíveis sem o esforço fiscal e do que tem sido feito para esses serviços serem mantidos”, acrescentou.

Outras notícias

PRF apreende 380 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-277, em Guarapuava

Carrapato e mosquito-palha: Saúde reforça cuidados contra transmissores de doenças

PRF realiza transporte aeromédico de criança com câncer entre Garuva e Curitiba

PROGRAMAS - O diretor da Receita Estadual, Roberto Tizzon, citou os programas que a Secretaria da Fazenda executa para proporcionar ao cidadão uma reflexão sobre os conceitos de cidadania fiscal, de uma forma leve, lúdica e de fácil compreensão. “A Secretaria implementou uma série de ações como a Vendinha do Fisco, o Teatro de Cidadania Fiscal, o Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (Nafi) e o Programa Nota Paraná, para incentivar assim o conhecimento sobre o tema”. 

REFLEXÕES - A superintendente da Receita Federal no Paraná e em Santa Catarina, Claudia Thomaz, enfatizou o objetivo de esclarecer a sociedade sobre o que é um tributo e por que o cidadão paga impostos. “É imprescindível refletir o porquê da implicação dos impostos. Com eles conseguimos melhorias na saúde, educação e oferta de empregos. Um dinheiro que é investido para que o contribuinte tenha o retorno”, afirmou.

“Dificilmente olhamos para o impacto que esses tributos desempenham em nossas vidas, o retorno que eles trazem”, ressaltou o coordenador da Escola Fazendária do Paraná (Efaz), Mário Brito.  

Participaram também o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona; a coordenadora da Semana Tributária, Nilce Nascentes o coordenador do Programa de Educação Fiscal da SETI, Michel Samaha; e a chefe da Assessoria Administrativa da Secretaria de Estado da Educação, Fercea Maciel.

A abertura contou ainda com a apresentação do grupo Abaecatu, do Projeto de Extensão Música, Poesia e Cidadania da Universidade Estadual de Maringá.

SERVIÇO - O evento segue com palestras e debates online até sexta-feira (30). Confira a programação completa em: www.semanatributaria.pr.gov.br/Pagina/Programacao

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Acidente na BR-277 em Porto Amazonas deixa um morto

Paraná
Imagem de destaque

Homem de 23 anos morre após ser linchado por crime que não cometeu no Paraná

Paraná

Confronto em Maringá termina com dois mortos e apreensão de armas

Paraná

Com drone de câmera termal, bombeiros localizam em 7 minutos homem perdido em mata no Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Ratinho Júnior visita Londrina e autoriza início das obras do Terminal Metropolitano

Cidade
Londrina e região

Governo do Paraná suspende instalação de pórtico de cobrança na BR-369 em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Casal é preso por suspeita de chefiar quadrilha de estelionato em Londrina

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na Gleba Palhano reclamam de falta de energia frequente

Cidade
Cascavel e região

Mulher procura delegacia para tirar via de RG e é presa em Cascavel por ordem do STF

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 46 | Trajetória na Comunicação | Carmen Cavaletto

Podcast Café com Edu Granado | EP 48 | Fé, Vocação e Esperança | Agnaldo Pereira e Fernando Carioca

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.