Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Fiocruz capacita profissionais da Saúde no Paraná em epidemiologia de campo

25 out 2021 às 19:17
Por: Agência Estadual de Notícias

A Fiocruz-Brasília, de forma online, está capacitando trabalhadores da Saúde no Paraná, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), tendo público composto por profissionais indicados pelos gestores dos estados e municípios de todo Brasil. Dos 30 participantes desta primeira especialização em Epidemiologia de Campo do País, 27 são do Paraná.

O objetivo da capacitação é contribuir para a melhoria das ações de vigilância em saúde e o fortalecimento da saúde pública nas investigações e controle de surtos, planejamento e realização de estudos de campo nos âmbitos regional e local.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a importância da pesquisa em epidemiologia, principalmente neste cenário da Covid-19. “Estudar as causas e efeitos da saúde coletiva e propor medidas de prevenção e controle de doenças é fundamental em nossa área. Lidar com o vírus SARS-CoV-2 foi um enorme desafio para todos nós", disse.

"O estudo que será realizado esta semana aqui pode ser estendido aos municípios, permitindo um melhor entendimento sobre surtos e epidemias que possam ainda surgir e atingir toda a coletividade”, completou.

Durante a semana, a “turma Paraná” vai fazer uma pesquisa com a população nas ruas de um bairro de Curitiba referente à atual situação pandêmica. O tema do trabalho conclusivo é o “Inquérito sobre a percepção da população vacinada sobre Eventos Adversos Pós-Vacinação possivelmente relacionados às vacinas para o vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) no Bairro Hauer, Curitiba".

Outras notícias

Governo do Paraná abre concurso público com mais de 600 vagas para a Saúde

Ciclista é atropelado, cai em caçamba e acorda na garagem do motorista; Veja o vídeo

Exclusivo: Pai e filha de 3 anos são baleados em cidade na região de Curitiba

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, é uma das participantes do curso da Fiocruz. “Trata-se de uma capacitação em serviço que tem a característica do aprender fazendo. Desde maio somente tínhamos aulas virtuais. Agora vamos fazer este levantamento sobre as reações da vacina contra a Covid-19 para a conclusão de todo nosso estudo, que vai possibilitar a vivência prática do método epidemiológico”, enfatizou.

Serão aplicados 370 questionários para moradores do bairro com 18 anos ou mais que já receberam pelo menos uma dose do imunizante. O objetivo é analisar a percepção da população sobre as reações das vacinas. Os entrevistadores estarão uniformizados com camisetas, pranchetas, mochilas e materiais identificados com o nome EpiSUS.

ESPECIALIZAÇÃO – Esta é a segunda turma criada para esse tipo de estudo na especialidade epidemiológica. O curso iniciou em maio de 2021 e tem duração de oito meses. Entre os estudantes estão profissionais da saúde municipais, das Regionais de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde da Sesa (Cievs). 

Participam deste módulo representantes de Curitiba, Ivaiporã, Itambé, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Niterói (RJ), Campo Grande (MS) e Porto Alegre (RS).

PARTICIPAÇÃO – A 6ª etapa da especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (Episus) Intermediário tem a orientação do diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira; do tutor Clodoaldo Penha Antoniassi; da representante do Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz Paraná, Maria das Graças Rojas Soto; das apoiadoras do Ministério da Saúde Carla Baeta e Tânia Portella Costa, e do Cievs Paraná, Daniele Arita.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Preços de alimentos e bebidas caem pelo segundo mês consecutivo no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Quase 18 mil vagas de emprego estão abertas no Paraná

Paraná

Câmera flagra cachorro sendo arrastado durante tornado em São José dos Pinhais

Paraná

Tornado de escala F2 atinge São José dos Pinhais e afeta milhares de famílias

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Passarela da PR-445 em Cambé é isolada por suspeita de bomba; trânsito é bloqueado

Brasil e mundo
Mundo

Cinco cabeças humanas são encontradas penduradas em praia turística

Cidade
Londrina e região

Roubo de diamantes avaliados em R$ 15 milhões leva à prisão de cinco suspeitos em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de suspeito presta depoimento sobre morte de ourives em Londrina

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre ao bater contra meio-fio após avançar sinal vermelho na Dez de Dezembro

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.