O Paraná teve um 2023 histórico na área da inovação, no qual Estado, Curitiba e municípios do Interior obtiveram destaque nacional e internacional em prêmios nas áreas de sustentabilidade, ciência e tecnologia.
Exemplo disso foi o resultado no Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis, realizado pela consultoria Bright Cities, com ISO 37120, que colocou o Paraná na liderança do País. O estudo classificou a eficiência dos maiores municípios do Brasil, levando em conta a medida dos índices alcançados em 40 indicadores das três maiores cidades de cada estado em termos populacionais.
No Paraná foram avaliadas Curitiba, Londrina e Maringá, e o Estado ficou à frente de São Paulo e Santa Catarina, fechando a segunda e terceira posição, respectivamente. Curitiba, Londrina e Maringá também figuraram entre as melhores do mundo para abrigar startups, segundo o ranking Startup Ecosystem Index Report 2023.
Em novembro, Curitiba foi escolhida pela Smart City Awards como a cidade mais inteligente do mundo, vencendo as finalistas Barranquilla (Colômbia), Cascais (Portugal), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas) e Sunderland (Reino Unido). Os critérios utilizados no reconhecimento envolvem políticas públicas, programas, planejamento urbano e ações de modernização. A premiação é considerada uma das mais relevantes do mundo em inovação.
Em outras regiões do Estado, os municípios do Interior foram reconhecidos como cidades inteligentes e em pleno desenvolvimento. Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e Assaí, no Norte, se somaram a Curitiba quando o Intelligent Community Forum elegeu as 21 comunidades mais inteligentes do mundo, sendo as únicas das cidades da América do Sul presentes no ranking.