Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Governo apresenta relatório sobre gestão de recursos hídricos do Estado

08 dez 2020 às 13:46
Por: Redação Tarobá News

Membros do Instituto de Água e Terra (IAT) apresentaram nesta terça-feira (08), em reunião organizada pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná, um relatório do governo sobre a conjuntura dos recursos hídricos do Estado. Técnicos do órgão detalharam as principais ações do Executivo na gestão dos recursos, principalmente neste período em que uma grande crise hídrica assola o Paraná. A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão, deputado Goura (PDT), e acompanhada pelo vice-presidente, deputado Evandro Araújo (PSC).

A exposição foi realizada pelo gerente de Gestão de Bacias Hidrográficas do Instituto Água e Terra (IAT), Bruno Tonel Otsuka, que detalhou pontos como a gestão administrativa, de bacias hidrográficas e de recursos hídricos, realizada pelo Estado. Também abordou o trabalho desenvolvido em áreas críticas e a gestão realizada durante a crise hídrica. 

Otsuka informou que o Paraná foi o primeiro estado brasileiro a elaborar uma publicação sobre o assunto, que deu origem a um documento que é referência para o acompanhamento sistemático da situação dos recursos hídricos por meio de um conjunto de indicadores e estatísticas sobre a água e sua gestão. Atualmente, a rede estadual de monitoramento conta com 816 estações pluviométricas, 342 estações fluviométricas e 169 estações de monitoramento qualitativo integrantes do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água. 

De acordo com o gerente do IAT, a crise hídrica que atinge o Paraná foi enfrentada pelo Executivo com uma série de ações, entre elas a publicação do decreto 4626, de 7 de maio de 2020, que estabelece a situação de emergência hídrica pelo prazo de 180 dias. Com o agravamento da estiagem e a previsão de chuvas abaixo da média nos próximos meses, o Governo do Estado decidiu prorrogar por mais 180 dias o prazo de vigência do decreto. Além disso, outras ações foram desenvolvidas, como a fiscalização de usos irregulares em bacias críticas e a assinatura de termo de cooperação entre IAT, SIMEPAR e SANEPAR.

De acordo com Otsuka, também ocorreram investimentos em tecnologia, que permitiu celeridade em licenciamentos, outorgas, monitoramento, fiscalização e gestão, aliado à implementação de planos regionais. "A demanda hídrica nunca diminui, ela só aumenta. E a falta de água afeta todos os serviços da sociedade. Temos de estar cada vez mais preparados para isso", alertou. "A crise hídrica que enfrentamos é uma oportunidade de transformação, não de alienação", completou Goura. 

Outras notícias

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

O parlamentar reiterou a necessidade do fortalecimento da parceria entre governo e Assembleia na construção de políticas públicas ambientais. "A Comissão de Ecologia quer manter um diálogo permanente com os órgãos do governo, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas, fortalecendo as ações ambientais", disse o deputado Goura. 

Neste sentido, ele pediu apoio do IAT ao projeto de lei 615/2020, que dispõe sobre o uso responsável da água no Estado do Paraná. O deputado Evandro Araújo, que assina o texto ao lado do deputado do PDT, reforçou o pedido de apoio ao projeto. "Trabalhamos em conjunto para construir um texto equilibrado. Com o apoio do Instituto Água e Terra, ele se fortalece", afirmou. 

MPPR

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em carreta interdita BR-376 na descida da serra entre o Paraná e Santa Catarina

Paraná

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Paraná

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.