Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Governo busca recursos para modernizar a gestão do Estado

17 mar 2021 às 16:19
Por: Agência Estadual de Notícias

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para obter autorização para a contratação de operação de crédito no valor de US$ 130 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A intenção é usar o valor para financiar o Projeto de Inovação e Modernização da Gestão Pública do Paraná, batizado de Paraná Eficiente.

Desenvolvido e gerenciado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, o projeto é multissetorial e tem como objetivo reduzir os impactos da Covid-19 na saúde e melhorar a eficiência da prestação de serviços de saúde, gestão ambiental e administração pública por meio da modernização e inovação de processos.

“Na prática, teremos um Estado mais moderno e a população terá acesso a mais serviços públicos de qualidade, seja por meio de atendimento presencial ou a distância”, comenta o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge. “Boa parte dos recursos vai para a área da saúde e fará diferença nesse momento de pandemia, com tantas demandas atuais e também as do no futuro”.

O prazo de execução das ações será de cinco anos e, entre as prioridades, está a geração de economias que permitam investimentos em segmentos estratégicos.

Na área de saúde, que terá 66,7% dos recursos, estão previstas a implantação de novo modelo assistencial de atenção primária à saúde, a racionalização da rede de assistência hospitalar, a implantação de sistema de informação gerencial integrado em saúde e apoio a ações de combate ao coronavírus.

Outras notícias

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

Outras iniciativas incluem a modernização da gestão ambiental, a gestão eficiente de recursos humanos e patrimoniais, a implementação de modelo de gestão de investimentos e gastos públicos, o estímulo à inovação e a melhoria do desempenho dos servidores públicos do Estado, por meio de capacitação. Na área ambiental, que terá 19,3% dos recursos, a meta é unificar dados para agilizar processos relacionados à gestão ambiental, de recursos hídricos e territoriais.  

A autorização por parte dos deputados estaduais é uma das etapas para a contratação do crédito. A operação de empréstimo terá de ser garantida pela União. O secretário Valdemar Bernardo Jorge diz que isso só é possível porque o Paraná tem atuado com responsabilidade e possui boas condições fiscais.

Como resultado do Paraná Eficiente, a capacidade hospitalar será fortalecida para tratar pacientes com Covid-19 e haverá expansão e qualificação da rede de atenção à saúde. Além disso, o processamento de licenças ambientais e de uso e outorga de água ficará mais eficiente.

O projeto também aumentará a oferta de serviços digitais para a população, com integrações e melhorias dos sistemas. E os investimentos públicos terão maior qualidade, possibilitando que o Estado faça mais com menos recursos.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em carreta interdita BR-376 na descida da serra entre o Paraná e Santa Catarina

Paraná

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Paraná

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.