Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Governo instala Conselho de Reitores das Universidades Estaduais e empossa presidente

18 jan 2022 às 18:04
Por: Agência Estadual de Notícias

O Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), realizou nesta terça-feira (18) a reunião de instalação do Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná (Cruep). O novo colegiado, composto exclusivamente pelos representantes das instituições estaduais de ensino superior, foi instituído pela Lei 20.933, a chamada Lei Geral das Universidades (LGU), sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em dezembro de 2021.

Entre várias medidas, a LGU estabelece parâmetros de financiamento para as sete universidades estaduais do Paraná, com critérios para a eficiência da gestão universitária. O objetivo é assegurar equidade no subsídio financeiro repassado às instituições, a partir de metodologias públicas, transparentes e auditáveis.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou a importância da LGU e reforçou a autonomia administrativa, didático-científica e de gestão financeira e patrimonial das instituições. “Esse dispositivo legal vai assegurar, a partir de agora, um nível de equidade entre as universidades estaduais paranaenses, contemplando parâmetros de financiamento e distribuição de recursos, de acordo com as características de cada instituição”, afirmou.

Nesse primeiro encontro, em conformidade com a nova legislação, a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, foi eleita pelos pares, por unanimidade, como presidente do Cruep. O próximo passo será a elaboração de um regulamento para o conselho, que deve ser publicado até meados de março deste ano.

Depois de empossada, a presidente Fátima ressaltou seu compromisso com os interesses da comunidade acadêmica no trabalho de proposição da regulamentação do conselho. “O Cruep é um órgão previsto em lei, reconhecido oficialmente na estrutura legal e jurídica do Estado do Paraná”, disse. “Por isso, a ideia é dialogar com os demais membros do colegiado, a fim de fortalecer a atuação dessa nova representação universitária, como órgão de acompanhamento da aplicação da LGU e de articulação com as demais instâncias governamentais”.

Outras notícias

Bibliotecas em canteiros de obras impactam mais de 6,7 mil pessoas em cinco anos

Hemepar registra baixa no estoque e convoca doadores dos tipos O- e O+

Investigação prende três por roubo de caminhão que causou seis mortes no Paraná

A reitora também responde pela presidência da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), entidade que atua na promoção e representação político-institucional das universidades esferas municipal, estadual e federal.

CONSELHO  O Cruep tem como finalidade acompanhar a aplicação da LGU e promover a articulação entre as instituições que integram e se relacionam com o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

A ideia é contribuir para a elaboração de programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, com foco no desenvolvimento regional sustentável, considerando aspectos acadêmicos, tecnológicos, culturais, sociais e econômicos.

AGRO – Durante a reunião do Cruep, o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, apresentou o projeto do estande que será instalado no Show Rural 2022, evento que será realizado entre 7 e 11 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste paranaense. O evento abre o calendário anual de feiras agropecuárias, sendo uma das principais exposições do Brasil.

Pesquisadores das universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP) vão expor pesquisas científicas e tecnológicas, voltadas ao aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. O objetivo é promover as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação, desenvolvidas pelas instituições de ensino superior, vinculadas ao Governo do Estado.

“Projetos de biofungicida termoestável, cerveja artesanal enriquecida com bioativos para diabéticos e de controle biológico para ferrugem asiática da soja são alguns exemplos das iniciativas que serão apresentadas ao público”, elencou Marcos.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Jovem que ficou desaparecido no Pico Paraná conta que caminhou 20km na mata; veja entrevista

Paraná
Imagem de destaque

Polícia Civil investiga acidente fatal entre caminhão e trem em Ipiranga

Paraná

Poupatempo Paraná retoma horário normal e já ultrapassa 160 mil atendimentos

Paraná

PRE registra 9,6 mil infrações de trânsito durante o recesso de Ano Novo nas rodovias

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

"Trabalhador e pai amoroso": amigos lamentam morte de homem assassinado em academia

Cidade
Londrina e região

Namorada de vítima de homicídio em academia fala pela primeira vez em enterro

Cidade
Londrina e região

Homem preso após esfaquear vítima em academia fica em silêncio em depoimento

Cidade
Londrina e região

Homem é morto a facadas em academia e câmeras de segurança registram o crime

Cidade
Londrina e região

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Podcast Falando de Gestão | EP 44 | Desenvolvimento da Advocacia | Mario Xavier

Podcast Fala Advocacia | EP7 | Qual o papel da comissão de direito previdenciário?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.