Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Aba 1
Aba 2
Paraná

Governo manda para Assembleia Legislativa projeto de aumento do Salário Mínimo Regional

01 dez 2022 às 09:35
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Agência Brasil

O Governo do Estado encaminhou nesta quarta-feira (30) à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê aumento real no Salário Mínimo Regional a partir de 2023. A nova composição é fruto do trabalho do Ceter-PR (Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda), que aprovou na semana passada a nova formatação do salário, a partir do aumento real com base no mínimo nacional e variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Com essa estrutura, o Paraná seguirá com o maior piso regional do País.


Para dar maior segurança ao setor produtivo, a regra valerá até 2026 (quatro anos), podendo ser revista pelo próprio Conselho caso ocorra uma definição de valorização na política nacional. O Salário Mínimo Regional é uma referência para a negociação das categorias sindicalizadas e uma garantia para aquelas que não têm sindicato ou acordos e convenções coletivas de trabalho. Ele vale exclusivamente para os empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.


Na proposta estão previstas duas formas de reajuste. Somadas, elas compõem o aumento total. Na parte do piso regional correspondente ao Salário Mínimo Nacional (atualmente em R$ 1.212,00) será aplicado o mesmo índice de reajuste definido pelo governo federal, que sinalizou para um aumento acima da inflação para 2023, atendendo, assim, algumas reivindicações colocadas pelos representantes do setor produtivo. 


Na parte restante, referente à diferença entre os mínimos nacional e estadual (atualmente de R$ 405 na menor faixa e R$ 658 na maior), o reajuste vai levar em consideração o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2022, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


De acordo com as projeções realizadas pelo Observatório do Trabalho do Paraná, composta por economistas e técnicos do Departamento de Trabalho da Sejuf (Secretaria de Justiça, Família e Trabalho), com as regras aprovadas o Salário Mínimo Regional poderá chegar a R$ 1.804,30 na menor faixa e R$ 2.071,72 na maior. Confira os valores nessa tabela.


O valor final, no entanto, só será oficializado no ano que vem, após a definição do Salário Mínimo Nacional, e se dará por ato normativo do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Alep renova 38,9% das cadeiras nas eleições de 2026 no PR

ELEIÇÕES 2026
Imagem de destaque

Moro promete governo independente e novo ciclo para o Paraná

Cidade

Um deputado federal de Londrina e região é eleito

ELEIÇÕES 2026

Veja quem são os deputados federais eleitos pelo Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Londrina tem quase 50 candidatos a deputado nas Eleições 2026

Cidade
Cascavel e região

Confira os candidatos de Cascavel nas eleições de 2026

Cidade
Londrina e região

TRE-PR muda locais de votação em seis pontos de Londrina

Cidade
Londrina e região

Mulher passa mal e cai no meio de avenida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Incêndio destrói três casas na zona norte de Londrina

Podcasts

Podcast PodGuest I EP 30 I Fatos sobre a Harmonização Facial I Luiz Fernando Vilasboas e Dra Éveli Galdioli

Podcast Eleva+ Cast | EP 27 I Limpeza Profissional para Condomínios I Murilo Pita

Podcast Arte do Sabor | EP 13 | Qualidade e equilíbrio à mesa | Rafaela Gouveia