O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba, denunciou por maus-tratos um homem que mantinha animais domésticos em sua residência sem acesso aos cuidados mínimos necessários. De acordo com a ação penal, recebida pelo Judiciário nesta sexta-feira, 6 de outubro, o denunciado – um jovem de 18 anos – mantinha em seu imóvel no bairro Guaíra, na capital, uma cadela sem raça definida e seis filhotes dela em condições insalubres, sem acesso a alimentação e sem cuidados veterinários e de higiene.
De acordo com relatório da autoridade policial após visita ao local, a cadela foi encontrada extramente magra, com diversas lesões na pele, repleta de carrapatos e mamas cheias de leite. No quintal da casa, foram encontrados os filhotes em meio a entulhos e sem condições adequadas de higiene, cuidado e abrigo. Os animais foram resgatados e estão sob os cuidados de organização não-governamental de proteção animal.
Com a denúncia, o MPPR requer a condenação do réu às sanções previstas em lei, podendo a pena chegar a cinco anos de prisão, além de multa proibição da guarda dos animais.