Todos os locais
Todos os locais
Paraná
Paraná

Leitura literária como forma de cumprimento de pena da Prestação de Serviço à Comunidade

Prestar serviços à comunidade é uma medida alternativa à prisão, que envolve atribuir ao condenado tarefas não remuneradas.
07 nov 2024 às 15:43
Por: POLICIA PENAL

O Complexo Social de Maringá deu início ao projeto Literatura e Liberdade, que oferece a leitura literária como forma de cumprimento de pena da Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), neste sábado (02). Oferecendo uma alternativa educativa e cultural para pessoas em cumprimento de medidas penais, a iniciativa acontece em parceria com a Universidade Estadual de Maringá e Vara de Execução Penal.


Prestar serviços à comunidade é uma medida alternativa à prisão, que envolve atribuir ao condenado tarefas não remuneradas.


 Direcionada a crimes de menor potencial ofensivo, a pena tem um propósito educativo, buscando promover a reintegração social do infrator. Portanto, o projeto foi criado para integrar a leitura literária ao cumprimento de medidas alternativas no Centro Integrado de Alternativas Penais (CIAP) do Complexo Social de Maringá. 


O coordenador do Complexo Social de Maringá, José Paulo Viana da Silva, destaca: “Esse projeto consegue aliar a liberdade de ir e vir, como direito fundamental, com a liberdade de pensamento e a criação de um senso crítico por meio da leitura de grandes obras literárias.


 É uma imersão em um universo cultural prazeroso, onde cada encontro diminui a pena, mas aumenta o entendimento do mundo e de si mesmo”.

Outras notícias

Fortes chuvas em General Carneiro causam danos; buscas e apoio em andamento

Bombeiros reforçam equipes em busca de criança levada por enxurrada em General Carneiro

Governo lança Aprova Paraná Universidades para ampliar acesso ao Ensino Superior


Um dos idealizadores do projeto e professor do curso de Letras da UEM, Ricardo Augusto de Lima, celebrou o primeiro encontro e a receptividade dos participantes: “Esperávamos um grupo mais tímido e fechado, mas encontramos pessoas abertas ao diálogo e à leitura literária – em muitos casos, pela primeira vez. Foi um primeiro sábado gratificante, que nos mostrou a potência humanizadora da literatura na vida dessas pessoas,” afirmou, ressaltando a importância do projeto para a inclusão social e cultural.  


Para o juiz da Vara de Execuções Penais e Corregedorias dos Presídios de Maringá, Fábio Bergamin Capela, o projeto representa uma importante oportunidade de reintegração e educação para aqueles em cumprimento de medidas penais. “A proposta de aliar a leitura ao cumprimento de Prestação de Serviço à Comunidade é uma abordagem inovadora que promove o crescimento pessoal e intelectual dos participantes. 


A literatura, além de ampliar horizontes e estimular o pensamento crítico, oferece uma via para a transformação individual e a ressocialização. Projetos como o Literatura e Liberdade são fundamentais para construirmos uma sociedade mais inclusiva e consciente".


“O Projeto foi pensado para dar uma alternativa extra ao cumprimento deste tipo de medida, que deve ser aplicada à maneira que não prejudique as atividades laborais de quem se beneficia dela. 


A criação do projeto visa trazer celeridade no cumprimento de Prestação de Serviço à Comunidade, além de uma alternativa mais humanizada e pedagógica”, comentou o policial penal da Central Integrada de Alternativas Penais e idealizador do projeto, Thiago Augusto Barth dos Santos.


A ação iniciou com a participação de nove assistidos e tem como expectativa mais participantes nos próximos meses. A proposta atende, ainda, a uma demanda crescente da sociedade e da Polícia Penal, contribuindo para reduzir a carga de atendimentos de PSC na região.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Policiais militares jogam bola com crianças na rua e viralizam nas redes sociais

Paraná
Imagem de destaque

Duas mulheres ficam feridas em acidente de trânsito na BR-277

Paraná

Chapa única liderada por Rodrigo Martinez assume Aerp para o mandato 2025-2027

Paraná

Governador determina força-tarefa para ajuda às vítimas das chuvas em General Carneiro

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vítima entra em luta corporal e morre junto com possível atirador em Londrina

Jornal Tarobá 1ª Edição

Mãe de Felipe desabafa sobre a perda do filho de seis anos para bactéria que gera alerta em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Acidente grave na BR-369 deixa quatro pessoas feridas; duas em estado grave

Cidade
Londrina e região

Criança de dez anos é flagrada com faca de açougueiro dentro de escola em Londrina

Cidade
Londrina e região

Tiago Amaral anuncia nomes que farão parte da equipe de transição de governo

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.