Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Presos do Comando Vermelho passam pelo Paraná em megaoperação de transferência federal

O grupo embarcou nesta terça-feira (12) em um avião da Polícia Federal com destino inicial ao presídio federal de Catanduvas, no Paraná, antes de seguir para unidades de segurança máxima em outros estados
12 nov 2025 às 15:31
Por: UOL
Foto: Ailton Santos

Sete presos apontados como lideranças do Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro foram transferidos para presídios federais após decisão da Justiça. O grupo embarcou nesta terça-feira (12) em um avião da Polícia Federal com destino inicial ao presídio federal de Catanduvas (PR), antes de seguir para unidades de segurança máxima em outros estados.


A operação, autorizada pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Rio, ocorre após a ação policial mais letal da história do país, que deixou 121 mortos no estado fluminense. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-RJ), a transferência foi realizada sob forte esquema de segurança.


Os detentos estavam na Penitenciária Laércio da Costa Peregrino, em Bangu, e foram levados até o Aeroporto do Galeão, onde embarcaram rumo ao Paraná. De Catanduvas, os presos serão distribuídos para presídios federais em Mossoró (RN), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).


Entre os transferidos estão Roberto de Souza Brito (Irmão Metralha), condenado a mais de 50 anos; Arnaldo da Silva Dias (Naldinho), mais de 80 anos; Alexander de Jesus Carlos (Choque ou Coroa), mais de 30 anos; Marco Antônio Pereira Firmino (My Thor), mais de 35 anos; Fabrício de Melo de Jesus (Bichinho), mais de 65 anos; Carlos Vinícius Lírio da Silva (Cabeça de Sabão), mais de 60 anos; e Eliezer Miranda Joaquim (Criam), condenado a mais de 100 anos.


A transferência faz parte da Operação Contenção, que busca restabelecer o equilíbrio do sistema prisional fluminense e reduzir o comando de organizações criminosas a partir de dentro das penitenciárias. Em nota, a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nobel, afirmou que a medida visa garantir “o equilíbrio do sistema penal e a segurança da população”.

Outras notícias

PRF apreende mais de 180 kg de maconha na BR-487, em Alto Paraíso

Homem é preso no PR com 147 kg de carne saqueada de caminhão na BR-376

Paraná tem previsão de risco alto de temporal intenso, diz Simepar


Com o envio dos sete presos, o Rio de Janeiro passa a ser o estado com o maior número de detentos sob custódia federal, totalizando 66 presos de alta periculosidade. Somente em 2025, o sistema federal recebeu 19 novos internos, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Nos presídios federais, cada preso ocupa cela individual, permanece 22 horas por dia em isolamento e tem duas horas de banho de sol. As visitas e atendimentos jurídicos são realizados por parlatório, sem contato físico.


O juiz Rafael Estrela Nóbrega, da VEP, que autorizou a transferência, justificou a decisão afirmando que “é dever do juízo preservar o interesse coletivo sobre o individual, especialmente diante do risco real de reincidência e da coordenação de práticas criminosas a partir do cárcere”.


O governo do Rio havia solicitado ao Ministério da Justiça o envio de dez líderes do Comando Vermelho ao sistema federal. Outros três — Wagner Teixeira Carlos (Bigode ou Waguinho de Cabo Frio), Leonardo Farinazzo Pampuri (Léo Barrão) e o cabo da Marinha Rian Maurício Tavares Mota, ainda aguardam decisão judicial. A Secretaria da Polícia Civil tem cinco dias para fornecer informações adicionais à Justiça sobre dois desses nomes, enquanto o processo do militar segue em tramitação sob juízo competente por crimes ligados a organizações criminosas.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Detran-PR vai tirar a exigência de baliza no processo de habilitação

Paraná
Imagem de destaque

PF faz prisão em operação contra abuso sexual infantojuvenil no Paraná

Paraná

Saúde alerta sobre prevenção contra o bicho-barbeiro para evitar a doença de Chagas

Paraná

Paraná ofertará novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês em fevereiro

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Cidade
Londrina e região

Londrina entra em alerta laranja para temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.