Todos os locais
Todos os locais
Paraná

MPPR assina protocolo de intenções para criação da Central Judicial da Pessoa Idosa

05 out 2023 às 09:53
Por: Assessoria de Imprensa
- Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Ministério Público do Paraná, em conjunto com o Tribunal de Justiça do Paraná, a Defensoria Pública do Paraná e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, assinou, nesta terça-feira (03) o protocolo de intenções para a criação da Central Judicial da Pessoa Idosa, em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná. O documento foi assinado pela procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço, que na ocasião representou o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. Rosana Bevervanço é coordenadora do Caop de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, unidade especializada do MPPR que trata do tema.


A estrutura a ser criada terá como objetivo estabelecer condições técnicas e operacionais para a resolução de conflitos de maneira extrajudicial, reduzindo o tempo e o custo de pacificação das controvérsias que ofendem direitos das pessoas idosas. O projeto da central prevê a atuação em seis eixos: métodos; atendimento multidisciplinar; ações de valorização e proteção; efetividade do Estatuto do Idoso; compartilhamento de protocolos e informações; e fortalecimento da rede de proteção da pessoa idosa.


“A adesão do Ministério Público do Paraná, do Tribunal de Justiça, do Governo do Paraná e de outras instituições de Estado faz com que se perceba que cada vez mais a ‘Terra da Araucárias’ é vocacionada exatamente para a efetivação daquilo que consta como cláusula pétrea do pacto social brasileiro: a preservação da dignidade da pessoa humana e do desenvolvimento de relações de horizontalidade no que diz respeito à nossa humanidade”, destaca o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. “Que a Central Judicial do Idoso seja mais uma ferramenta a serviço da cidadania e da construção de uma sociedade livre, justa e solidária, cada vez mais voltada à proteção dos vulneráveis.”


A procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço salienta que, por meio do protocolo de intenções, as instituições parceiras têm a obrigação de garantir um atendimento adequado à população idosa, dentro das necessidades e características próprias da fase da vida em que se encontra. De forma articulada e integrada, mediante convênios e parcerias, será construído um atendimento adequado à população idosa do estado do Paraná no âmbito judicial. “O Estatuto da Pessoa Idosa prevê o envelhecimento como um direito personalíssimo, e sua proteção é um direito social. Para isso, o Estado tem a obrigação de garantir à pessoa idosa a proteção de todos os seus direitos, de envelhecer com dignidade, saúde, respeito, segurança, convivência familiar e comunitária e, claro, com justiça. ”


O procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Caop de Proteção aos Direitos Humanos, também participou do evento.

Outras notícias

Rede estadual abre na segunda rematrículas para 2025; matrículas começam dia 13

PRF Paraná recebe 19 novas viaturas operacionais com apoio de emendas parlamentares

Onze custodiados da Cadeia Pública de Cianorte finalizam curso de informática



Adesão do MPPR



A proposta de criação da Central Judicial da Pessoa Idosa no Paraná foi apresentada ao MPPR em reunião realizada no dia 5 de setembro entre Gilberto Giacoia, Rosana Beraldi Bevervanço, a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa,  Leandre Dal Ponte, e o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda. O encontro aconteceu a pedido dos representantes do Governo do Paraná.


Também participaram da reunião a promotora de Justiça Silvia Galesi Campelo, a coordenadora da Política da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Adriana Oliveira, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná, Jorge Nei Neves, o diretor-geral da Semipi, Diego Bulignon e o diretor da Secretaria de Justiça e Cidadania, Eduardo Marafon.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Programa Campo Vivo com notícias sobre o agronegócio estreia neste domingo

Paraná
Imagem de destaque

MOVE: Programa de tecnologia e inovação de startups terá transmissão estadual

Paraná

Piracema: proibição de pesca predatória na Bacia do Rio Paraná começa nesta sexta-feira

Paraná

Família comemora aniversário em frente a hospital para incluir avô internado na UTI

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com a Polícia Militar; dois suspeitos estão foragidos

Cidade
Londrina e região

Duas mulheres são presas por suspeita de sequestro e tortura a adolescente em Londrina

Cidade
Londrina e região

Moradores e empresários protestam contra pessoas em situação de rua em Londrina

Economia
Brasil

Regras do pix vão mudar a partir desta sexta-feira; saiba como irá funcionar

Cidade

Dono de veículo furtado o reconhece em terreno no Morumbi e aciona Guarda Municipal

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.