Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Municípios devem explicar aplicação inferior a 70% das vacinas recebidas

15 jul 2021 às 13:42
Por: Redação Tarobá News

Até o final desta semana, oito municípios deverão explicar ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná os motivos de um suposto baixo índice de aplicação das vacinas contra a Covid-19 recebidas da Secretaria de Estado da Saúde. As prefeituras notificadas apresentam índice de aplicação inferior a 70% dos imunizantes enviados, conforme dados do painel de vacinação do Ministério da Saúde, que é alimentado pelas próprias administrações municipais.

O levantamento foi concluído na última sexta-feira (9 de julho). A pior situação naquele dia era a de Palmeira (58,70%), seguida de Candói (64,25%), Colorado (66,47%), Ivatuba (67,03%), Doutor Ulysses (67,67%), São Pedro do Iguaçu (67,94%), Tunas do Paraná (68,02%) e Lapa (68,05%). Os ofícios foram enviados aos prefeitos ainda no dia 9, com prazo de cinco dias para o envio dos esclarecimentos.

 A medida integra o trabalho de fiscalização realizado pelo TCE-PR sobre o processo de vacinação no estado, iniciado ainda em janeiro, assim que as primeiras doses de imunizantes contra o coronavírus começaram a ser distribuídas e aplicadas na população. Os principais objetivos do Tribunal são garantir um processo de vacinação ágil, eficaz e que respeite a ordem de prioridade estabelecida pelas autoridades de saúde.

 No ofício enviado às oito prefeituras, por meio do Canal de Comunicação (CACO) - ferramenta eletrônica de diálogo institucional do TCE-PR com seus jurisdicionados - a Comissão de Acompanhamento de Gastos com a Covid-19 reafirma a necessidade de registro diário e de forma individualizada, no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), dos dados referentes à aplicação das vacinas.

Essa obrigatoriedade de alimentação diária do SI-PNI está prevista no artigo 15 da Lei nº 14.124/21. Já prevendo eventuais dificuldades de acesso ao sistema pela internet, o Ministério da Saúde recomenda que, quando isso ocorrer, os dados sejam lançados no prazo máximo de 48 horas após a aplicação, para garantir a rastreabilidade dos imunizantes.

Outras notícias

Frente fria derruba as temperaturas em todo o Paraná ao longo da semana

Com chuvas do fim do ano, seca recua no Norte do Paraná, aponta monitor nacional

Com balística forense avançada, Polícia Científica elucida conexão de crimes distintos

No trabalho de acompanhamento do painel de vacinação, a equipe do TCE-PR apurou que a média estadual do índice de imunização da população em relação ao número de doses recebidas caiu de 89,23% para 85,97% entre 24 de junho e 9 de julho.

"Essa redução pode ter ocorrido pela ausência de registro ou o registro dos dados com atraso, em razão da aceleração do ritmo da vacinação", pondera o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres. Devido a essa situação, o Tribunal reforça a recomendação às 399 prefeituras paranaenses para a atualização tempestiva do SI-PNI.

 

Portais da transparência

A cobrança aos municípios com baixo índice de vacinação é uma das iniciativas da comissão do TCE-PR que fiscaliza as ações tomadas pelos municípios para o enfrentamento à pandemia. Uma das iniciativas do Tribunal foi o envio de Orientação Técnica aos 399 prefeitos, cobrando medidas para melhorar a transparência dos dados à população, conforme determina a Lei nº 14.124/21.

Essa cobrança decorreu de avaliação dos portais da transparência dos municípios em relação às informações sobre o enfrentamento à Covid-19. A avaliação foi feita com base no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), desenvolvido pelo Tribunal. Todas as informações relativas ao ITP - Vacinação Covid,  incluindo relatório e ranking,  estão disponível no portal do TCE-PR.

                


Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Paraná bate recorde histórico de pagamentos à vista do IPVA em 2026

Paraná
Imagem de destaque

Polícia Civil esclarece homicídio em Ponta Grossa e prende suspeito

Paraná

Paraná renova piso salarial para até R$ 2,4 mil e deve manter maior valor do Brasil em 2026

Paraná

Simepar registra quatro casos de nuvem funil em menos de dez dias no Paraná

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Grupo invade enterro e ateiam fogo em corpo no sul da Bahia

Cidade
Londrina e região

Criminosos invadem casa duas vezes no mesmo dia enquanto família estava em viagem

Cidade
Londrina e região

Assalto em condomínio de luxo mobiliza forças de segurança na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

VÍDEO: Câmera registra momento em que trem parte caminhão ao meio em Cambé

Brasil e mundo
Brasil

Lauana Prado anuncia gravidez em apresentação após término com Tati Dias

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.