O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), chegou aos 42,1% de execução do novo viaduto no entroncamento da BR-376 com a Rua Joinville e Alameda Bom Pastor, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A obra é conhecida localmente como Viaduto do Bradesco.
Neste mês foi realizado o desvio do tráfego da rodovia federal para as novas vias marginais da obra, permitindo o avanço na implantação da infraestrutura do viaduto. Ao mesmo tempo, continuam evoluindo os serviços de terraplenagem e pavimentação das duas novas rotatórias que futuramente vão disciplinar o tráfego de veículos entre as marginais e as duas vias municipais, que vão se conectar abaixo do viaduto.
O pavimento da BR-376 no local da obra já foi demolido para receber serviços de terraplenagem, e também já foram iniciados os serviços de cravação de estacas pré-moldadas e concretagem dos blocos de fundação e dos pilares do viaduto. As vigas longitudinais que compõem parte da superestrutura da obra de arte especial já estão concluídas no canteiro de obras, para serem lançadas sobre as vigas transversais da mesoestrutura quando os serviços atingirem essa etapa.
Também estão em execução os serviços de contenção da estrutura, que utiliza a técnica de terra armada. Para garantir que a contenção pudesse ser feita sem bloqueio da rodovia federal ou desvio total do tráfego para as vias municipais, o DER/PR modificou a metodologia original, dividindo os serviços em etapas.
Na primeira etapa, foram interditadas uma pista em cada sentido da BR-376 para iniciar os serviços de contenção nestes espaços. A segunda consistiu na execução das vias marginais. A terceira etapa, em andamento, é o desvio do tráfego para finalizar os serviços de contenção por terra armada nos espaços ocupados pelas pistas restantes da rodovia, já sem tráfego de veículos.
Isso estendeu o prazo para finalização da contenção da obra, mas garantiu a trafegabilidade do trecho sem prejuízos a usuários e moradores. E com as placas pré-moldadas de concreto (também conhecidas como escamas) já totalmente prontas, o serviço deve ter um ritmo acelerado.