Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Ouvidoria do Estado atende mais e reduz tempo de resposta ao cidadão

16 mar 2021 às 17:30
Por: Agência Brasil

A Ouvidoria do Estado reduziu o tempo de resposta ao cidadão em 37%, apesar da grande procura por causa da pandemia. No ano passado, foram atendidas 130.966 manifestações, 5% a mais que em 2019, com 99,6% das solicitações respondidas dentro do prazo. Os números foram divulgados pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), nesta terça-feira (16), Dia do Ouvidor.

Pelo levantamento geral, das 130.966 manifestações recebidas em 2020, a maior parte foi solicitação por informações ou orientações, com 63.840, praticamente 50% do volume total. Em 2019, essa natureza de manifestação ficou com 34% do total.

Houve redução no número de denúncias em 19%, de 33.176 para 26.762, na comparação dos dois anos; e de 15% nas reclamações, que baixaram de 40.072 para 34.026, nos dois períodos.

A média de tempo de resposta às manifestações baixou de 24 dias para menos de 15 dias, exceto os pedidos de acesso à informação, baseados na Lei 12.527/2011, que possuem limites de prazo.

Porém, 23.263 manifestações foram respondidas na hora, no chamado pronto-atendimento, em que o cidadão tem dúvidas facilmente solucionadas. Outros pedidos são encaminhados às áreas competentes para se posicionarem.

Outras notícias

PF faz prisão em operação contra abuso sexual infantojuvenil no Paraná

Saúde alerta sobre prevenção contra o bicho-barbeiro para evitar a doença de Chagas

Paraná ofertará novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês em fevereiro

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, atribui esses números à confiança da população nos canais de ouvidoria do Estado, já que solicitações se referem a informações ou orientações. “A estatística considera a grande demanda por informações sobre a covid-19 e demonstra que o cidadão tem recorrido a nós para solucionar suas dúvidas”, comentou.

ESTRUTURA – A CGE assumiu a Ouvidoria-Geral em 2013, mas só há dois anos sua estrutura foi melhorada significativamente. Siqueira avaliou que o resultado vem da atenção especial do Governo do Paraná para a área, a partir de 2019, quando o órgão adotou medidas para estreitar cada vez mais a relação entre poder público e cidadãos.

“Aumentamos o número de servidores e passamos a oferecer outros canais para manifestações da sociedade, como por Whatsapp. A Ouvidoria é um dos órgãos mais importantes para a administração pública, no sentido de ouvir as necessidades do cidadão e saber onde há falhas que precisam ser corrigidas”, afirmou Raul Siqueira.

A novidade do aplicativo de mensagens recebeu boa adesão, com 9.875 manifestações por esse meio, o terceiro mais usado. Porém, aquelas feitas pelo portal de Ouvidoria do Estado ainda são maioria, com 76.668 manifestações, e por telefone, 23.733.

COVID – Os atendimentos com relação à pandemia somaram 33.436, desde 17 de fevereiro do ano passado, quando houve a primeira manifestação sobre o assunto, até terça-feira (16), cerca de 25% do total. Desse total, 60% ou 20.678 foram de solicitações diversas, como informações e orientações.

O incentivo a denúncias também deu resultado, foram 7.787, a maioria quanto a fura-filas, comércios abertos e aglomerações. “Todas as denúncias de fura-filas são encaminhadas ao Ministério Público, que coordena as investigações. As outras são enviadas aos órgãos responsáveis para a devida apuração”, explicou Yohhan Souza, coordenador de Ouvidoria.

Os outros indicativos foram reclamações, com 3.886 manifestações; sugestões, com 502; elogios, 357; e 226 pedidos de acesso à informação (Lei 12527/2011).

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Paraná
Imagem de destaque

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Paraná

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

Paraná

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.