Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais de Saúde do Paraná quinta-feira (4)
05 dez 2025 às 17:10
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Alessandro Vieira/SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS), iniciou na manhã desta sexta-feira (5) a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).


A aplicação teve início 48 horas após o recebimento do imunizante, que tem o objetivo de proteger os recém-nascidos até os seis meses de idade contra a bronquiolite. A vacina é destinada às mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação.


O Paraná recebeu 37.120 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) na quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais de Saúde do Paraná na quinta-feira (4).


Em Curitiba, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Nas demais cidades do Paraná, segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a vacinação deve iniciar na próxima segunda-feira (8).


“Este é um dia importante para mães e bebês e todos aqueles que defendem a ciência e a vida. Começamos nesta sexta-feira a vacinação contra o VSR aqui em Curitiba e ao longo dos meses vamos vacinar as grávidas paranaenses e conferir a imunidade para esses pequenos paranaenses que vão nascer. Foi uma luta muito grande para termos esse imunizante. Estamos aqui, em nome do Governo do Estado e do governador Ratinho Junior, nesse trabalho conjunto com o Ministério da Saúde e os 399 municípios paranaenses para essa vacinação", salientou.

Outras notícias

Jovem é preso após usar Pix para ameaçar de morte avós de ex no PR

IBGE aponta redução da pobreza no Paraná, que tem um dos menores indicadores do País

PF deflagra Operação para desarticular grupos responsáveis por fraudes financeiras milionárias


A secretária de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, reforçou a importância do imunizante para as gestantes que já estão sendo chamadas para a aplicação da dose e da importância do início da vacina. “Estamos muito felizes por iniciar em Curitiba essa grande ação de vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório. Mais uma vez saímos na frente protegendo as nossas gestantes”, disse.


PROTEÇÃO – A servidora pública Mayumi Yamamoto foi uma das primeiras a tomar a dose da vacina. Grávida de 35 semanas, ela vê no imunizante uma forma de proteção ao bebê que está prestes a nascer.


“Eu já sofro com as questões dessa doença e só de imaginar o meu bebê passando por uma situação na qual ele seja atingido pelo vírus me parte o coração. Essa vacina não é só uma dose de reforço e de proteção, ela salva vidas”, disse. “Importante ter disponível no SUS. É uma vacina que já existia, mas era caríssima e nem todos tinham acesso. É maravilhoso que as mães possam vir e, como eu, serem vacinas. Foi super rápido e não doeu. É maravilhoso que esteja disponível para todos”, completou.


Grávida da segunda filha, Juliana Cristina dos Santos ficou feliz quando soube que poderia tomar a vacina contra o VSR. Ela já sabia da existência da imunizante e foi procurar onde e como poderia ter essa proteção. “Quando ouvi falar dessa vacina, eu já fui atrás para saber onde teria. Quando me falaram que eu poderia tomar, fiquei muito feliz. Na gestação da minha primeira filha, que vai fazer dois anos, não tinha essa vacina no SUS e era muito caro, fui pesquisar e custava quase R$ 2 mil. Ainda bem que chegou essa vacina no SUS e que vai proteger os bebezinhos”, observou.


VACINAS  Esse não é o único imunizante disponível no SUS para as gestantes. Existem outros tipos de vacina que as mulheres grávidas devem tomar durante a gestação. A Sesa reforça que, além da vacina contra o VSR, as gestantes também procurem nos postos de vacinação a proteção contra essas outras doenças.


As gestantes devem se proteger com os seguintes imunizantes, além da hepatite B e dT (Difteria e Tétano), caso necessário:


  • Influenza – uma dose em cada gestação;
  • Covid – uma dose durante a gestação;
  • dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche) – uma dose a partir das 20ª semana;
  • VSR – uma dose a partir da 28ª semana.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende grande quantidade de maconha em Palmeira

Paraná
Imagem de destaque

Foragido apontado como mandante de homicídio é preso em ação conjunta da polícia em Carambeí

Paraná

Paraná recebe primeiras vacinas contra o vírus sincicial respiratório para gestantes

Paraná

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Brasil e mundo
Brasil

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.