Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Paraná investiga mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol

Moradores de Foz do Iguaçu e Curitiba apresentaram sintomas após consumo de bebida alcoólica
04 out 2025 às 12:23
Por: Portal Tarobá

Uma mulher de 31 anos, moradora de Foz do Iguaçu, e um homem de 71 anos, de Curitiba, estão internados após ingerirem bebida alcoólica destilada e apresentarem sintomas de intoxicação por metanol. Com esses registros, o Paraná soma três casos suspeitos em investigação, informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) neste sábado (4).


Segundo a Sesa, os dois pacientes apresentaram dor atrás dos olhos e episódios convulsivos. Eles permanecem internados em unidades de saúde de suas cidades e devem passar por exames laboratoriais para confirmação ou descarte da intoxicação. O quadro clínico da mulher é considerado leve, enquanto o do homem é grave.


O terceiro caso havia sido notificado na sexta-feira (3), envolvendo um paciente de 60 anos, também de Curitiba, que segue aguardando resultado de exames. A Sesa acompanha a evolução clínica dos três casos em conjunto com os municípios.


A orientação é que os serviços de saúde notifiquem imediatamente um dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) em situações suspeitas. Pessoas que apresentarem sintomas após consumo de bebidas alcoólicas, como dor de cabeça intensa, visão turva ou convulsões, devem procurar atendimento de urgência em UPAs ou hospitais.


O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o Paraná já recebeu antídotos ao metanol e aguarda mais carregamentos do Ministério da Saúde. Ele reforça que deve-se evitar pânico e informações falsas.

Outras notícias

Homem é preso no PR com 147 kg de carne saqueada de caminhão na BR-376

Paraná tem previsão de risco alto de temporal intenso, diz Simepar

PF faz prisão em operação contra abuso sexual infantojuvenil no Paraná


A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu divulgou nota:


"A Secretaria Municipal de Saúde informa que acompanha o caso de uma mulher de 31 anos que apresentou sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, após relatar o consumo de bebida alcoólica destilada.


A paciente está em bom estado de saúde e o quadro clínico é considerado leve. Ela recebe todo o acompanhamento necessário pela equipe de saúde, e o município acionou o protocolo de investigação indicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em conjunto com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), para confirmar ou descartar a suspeita de intoxicação.


Nos últimos meses, diferentes estados do país registraram casos semelhantes, o que acendeu um alerta nacional sobre o consumo de bebidas adulteradas. O metanol é uma substância altamente tóxica e proibida para uso em bebidas, podendo causar cegueira, danos neurológicos graves e até a morte quando ingerido, mesmo em pequenas quantidades.


A Prefeitura reforça o pedido para que a população evite o consumo de bebidas sem procedência, especialmente aquelas vendidas a granel, sem rótulo, sem registro de fabricação ou com preços muito abaixo do valor de mercado.


Com o objetivo de proteger a saúde dos consumidores, a Secretaria de Agricultura e a Vigilância Sanitária intensificarão as fiscalizações em bares, mercearias e comércios que vendem bebidas alcoólicas. As ações terão caráter contínuo e preventivo, buscando garantir a segurança da população e evitar novos casos.


A Administração Municipal também solicita que os moradores colaborem, denunciando pontos suspeitos de venda de bebidas irregulares. As denúncias podem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária Municipal, PROCON ou pelos canais oficiais da Prefeitura.


A Prefeitura reafirma seu compromisso com a saúde pública, a segurança alimentar e o bem-estar da população, mantendo transparência e vigilância constante no acompanhamento desse caso."

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Saúde alerta sobre prevenção contra o bicho-barbeiro para evitar a doença de Chagas

Paraná
Imagem de destaque

Paraná ofertará novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês em fevereiro

Paraná

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Paraná

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.