Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Paraná pode ampliar mercado de leite com tecnologia, planejamento e sanidade

01 jun 2022 às 16:43
Por: Agência Estadual de Notícias

A pecuária leiteira do Paraná pode alcançar novos mercados a partir da tecnologia, planejamento e sanidade. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (01) pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, durante evento alusivo ao Dia Mundial do Leite, realizado em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná.

O evento, promovido pela Frimesa Cooperativa Central, em parceria com o jornal O Presente, discutiu os desafios e oportunidades do mercado de lácteos. Ortigara fez uma palestra sobre a importância do status sanitário das propriedades leiteiras do Paraná.

O Estado acaba de completar um ano do reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação. A certificação, garantida pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), representa um passaporte para novos mercados de proteína animal.

Além de beneficiar a exportação de bovinos e suínos, o reconhecimento também auxilia os produtores de frango, peixe e outros produtos, como os lácteos, com vistas a atingir, entre outros, os mercados mexicano, sul-coreano e japonês, por exemplo.

“Vivemos o esforço de mostrar produtos inócuos, alimento seguro e com rastreabilidade, para fazer do leite uma cadeia vencedora no mercado mundial”, disse o secretário.

Outras notícias

Influenciadora digital Isabel Veloso morre aos 19 anos em Curitiba

Turista pula cerca de proteção para pegar chapéu no lado argentino das Cataratas do Iguaçu

Show de Alok reúne 328 mil pessoas e entra para a história no litoral do PR

O presidente da Frimesa, Valter Vanzella, falou sobre as ações para ampliar a produtividade, e explicou como essa cadeia depende de controle e rastreabilidade constantes. “São coisas que o mundo está pedindo e nós procuramos atender”, salientou.

INCENTIVO – A Frimesa é uma central de cooperativas formada pela Copacol, Lar, Primato, C. Vale e Copagril, cuja sede fica em Medianeira, no Oeste, e está entre as empresas paranaenses que investiram recentemente em expansão, entre outras razões, pela segurança do status sanitário do Paraná.

NÚMEROS – O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil. São produzidos, em média, 4,4 bilhões de litros ao ano, o que corresponde a 13,6% do volume nacional. O rebanho paranaense é de 9 milhões de bovinos, sendo 3 milhões de bovinos leiteiros.  A posição no ranking se deve ao fato de o Estado ter algumas das regiões mais expressivas na produção brasileira, como é o caso do Oeste, Sudoeste e Campos Gerais. 

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; o chefe do Núcleo Regional da Seab em Toledo, Paulo Salesse; e o gerente da Mesorregião Oeste do IDR-Paraná, Ivan Raupp. O encontro foi transmitido ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook do jornal O Presente.

Agência Estadual de Notícias

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Inmet alerta para tempestades e ventos de até 100 km/h no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Forças de segurança farão megaoperação para garantir proteção nos shows do Verão Maior

Paraná

Atropelamento deixa pedestre morto e motociclista gravemente ferido na BR-376 em Ponta Grossa

Paraná

Do Gol ao Porsche: valores do IPVA 2026 passam por transformação após redução histórica

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Policial de folga relata abordagem a autor de homicídio em academia de Londrina

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Cidade
Londrina e região

Homem morre e dois policiais ficam feridos em confronto com a Rotam em Jataizinho

Cidade
Londrina e região

Suspeitos apresentam versões diferentes sobre assassinato de vendedor de ouro

Cidade
Cascavel e região

Vítima foi morta por engano no primeiro homicídio do ano em Cascavel

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.