Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Paraná terá R$ 2,5 milhões para o combate à pobreza menstrual

14 out 2021 às 16:42
Por: Redação Tarobá News

O Governo do Paraná e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) anunciaram R$ 2,5 milhões em recursos para o combate à pobreza menstrual no primeiro semestre de 2022. O anúncio ocorreu menos de duas semanas após a sanção da Lei Estadual 20.717/2021, originada a partir de projeto apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná e que deu força para o debate sobre o tema no Estado.

Para a procuradora da mulher da Assembleia Legislativa, deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania), o anúncio do Governo e do Cedca traz expectativa de um programa estadual efetivo que atenda todas as jovens e mulheres vulneráveis.

“Nós recebemos esta notícia com muita alegria pela relevância do tema. Fomos percursores neste debate, ainda em 2019, quando o projeto de lei 944/2019 de combate à pobreza menstrual foi apresentado na Assembleia. De lá para cá, ganhamos força nesta pauta e mostramos para a sociedade a importância de uma questão que, por muito tempo, passou despercebida”, destacou a deputada, ressaltando a participação da Procuradoria da Mulher na adequação do texto que foi aprovado na Casa. Também são autores do projeto que deu origem à lei os deputados Boca Aberta Júnior (PROS), Goura (PDT), Cantora Mara Lima (PSC), Mabel Canto (PSC), Luciana Rafagnin (PT), Michele Caputo (PSDB) e Luiz Claudio Romanelli (PSB).

O valor a ser cedido pelo Cedca foi aprovado em reunião extraordinária na última sexta-feira (08). O projeto para a aplicação do recurso ainda será produzido e apresentado oficialmente, porém, devido a sua origem, será voltado para atender apenas meninas e jovens em fase escolar. A destinação vem de encontro, principalmente, a uma das problemáticas que são reflexo da pobreza menstrual: a evasão escolar temporária por meninas vulneráveis em período menstrual. Indicadores mostram que cerca de 26% das jovens deixam de ir à escola por vergonha por falta dos absorventes higiênicos.

Dignidade Feminina – Em maio deste ano, a Assembleia Legislativa do Paraná, através da Procuradoria da Mulher, participou da Campanha Dignidade Feminina, coordenada pelo Coletivo Igualdade Menstrual.

Outras notícias

Acidente na BR-277 deixa duas pessoas mortas em Prudentópolis

Ratinho Junior comenta ação militar dos EUA contra o governo Maduro

PCPR emite mais de 1,3 milhão de Carteiras de Identidade Nacional e bate recorde em 2025

Foram arrecadadas mais de 30 mil unidades de absorventes femininos. Os itens foram encaminhados para associações de comunidade carentes que prestam assistência há pelo menos 500 mulheres todos os meses.

Polêmica – Na última semana, vetos do presidente Jair Bolsonaro na Lei Federal 14.214/2021, que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual que visava a distribuição de absorventes para jovens e mulheres de baixa renda, causaram polêmica em todo o país e levantou a discussão sobre a necessidade do Poder Público agir para fazer valer o direito das mulheres terem acesso a este item básico de higiene.

As deputadas estaduais Cristina Silvestri (CDN), Cantora Mara Lima (PSC), Mabel Canto (PSC) e Luciana Rafagnin (PT) assinaram, de maneira conjunta com dezenas de vereadoras do Paraná, um documento que foi enviado ao Congresso Nacional pedindo o comprometimento de parlamentares para a derrubada dos vetos.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

IPVA 2026: paranaenses já podem emitir guias com desconto e aproveitar novo valor

Paraná
Imagem de destaque

Número de cirurgias eletivas no Paraná tem salto com regionalização do atendimento

Paraná

Operação Rodovida Ano Novo registra 53 acidentes sem mortes nas rodovias federais do Paraná

Paraná

PF prende Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, por descumprimento de medidas cautelares

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Homem encontrado morto em veículo na UPA Tancredo Neves é identificado

Cidade
Londrina e região

Homem morre após incendiar a própria residência no distrito da Warta, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Cidade
Cascavel e região

Homem é encontrado morto dentro de veículo no estacionamento da UPA Tancredo Neves

Brasil e mundo
Mundo

China exige que Estados Unidos soltem Nicolás Maduro e esposa

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.