Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Londrina e região

PCPR reforça a importância de denunciar maus-tratos durante o Abril Laranja

De acordo com a legislação brasileira, qualquer ação ou omissão que cause sofrimento físico ou psicológico a um animal pode ser considerada maus-tratos.
23 abr 2025 às 13:51
Por: Portal Tarobá com Assessoria de Imprensa

Durante o Abril Laranja, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) reforça o alerta que maltratar não se limita à agressão física, o mês é voltado à prevenção aos maus-tratos contra os animais. Você sabia que deixar um animal sem água, comida adequada ou exposto ao sol e à chuva também é crime?

 

De acordo com a legislação brasileira, qualquer ação ou omissão que cause sofrimento físico ou psicológico a um animal pode ser considerada maus-tratos. Isso inclui, por exemplo, manter o animal em ambiente insalubre, privado de alimentação, água, espaço adequado ou atendimento veterinário.

 

Casos de abandono, confinamento em correntes ou gaiolas por tempo prolongado e negligência com higiene e abrigo também são passíveis de responsabilização criminal. O delegado-chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da PCPR, Guilherme Dias, explica que os animais têm necessidades muito parecidas com as dos seres humanos. Além de comida e água, eles precisam de abrigo, interação e liberdade.

Outras notícias

Apesar da tarifa social, contas de água terão reajuste de 2,7% para os demais usuários

PRF inicia Operação Rodovida 2025/2026 com ação integrada em Irati

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

 

Quando essas condições não são respeitadas, mesmo sem violência física, o tutor pode ser responsabilizado criminalmente. Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP), somente em 2024, o Disque-Denúncia 181 recebeu mais de 11 mil registros sobre situações de maus-tratos no Paraná. No ano anterior, foram pouco mais de 9 mil.

 

As ocorrências formalizadas com base na Lei de Crimes Ambientais também aumentaram: de 2.105 casos em 2023 para 2.295 no ano seguinte. Esses números mostram que a população está cada vez mais atenta, mas também que o problema persiste. Em situações recentes investigadas pela PCPR, a atuação rápida das autoridades resultou no resgate de milhares de animais em condições de maus-tratos.

 

Em Arapongas, no dia 11 de abril, mais de cinco mil aves, além de coelhos e porquinhos-da-índia, foram encontrados em ambiente com acúmulo de fezes, ração estragada, gaiolas sujas e superlotadas. Muitos animais apresentavam sinais de doença, ferimentos e desnutrição. Dois homens foram responsabilizados e autuados por maus-tratos.

 

Outro caso foi registrado no dia 27 de fevereiro em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, onde um macaco-prego foi encontrado após viver 31 anos acorrentado. A investigação apontou que o animal era mantido em uma gaiola desde 1994, possivelmente como resultado do tráfico de animais.


A responsável foi indiciada por maus-tratos e por crime ambiental, e o macaco foi encaminhado para um santuário. PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO - Além das ações de fiscalização e resgate, a Polícia Civil também investe em prevenção e educação. Em Campina da Lagoa, no dia 10 de abril, estudantes da rede municipal participaram de uma palestra sobre bem-estar animal, direitos dos animais e como agir em caso de suspeita de violência. 

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Governo do Paraná anuncia investimento de R$ 540 milhões para as Apaes em 2026

Paraná
Imagem de destaque

Paraná amplia lista de remédios para saúde mental fornecidos nas farmácias do SUS

Paraná

UENP terá curso de Medicina em Cornélio Procópio com 40 vagas anuais

Paraná

Governo envia mais 46 cartões do Programa Reconstrução para Rio Bonito do Iguaçu

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pai e filho são mortos a tiros após desentendimento com policial no norte do Paraná

Cidade

Idoso de 63 anos é espancado a pauladas no Mister Thomas após tirar fotos de crianças

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.