A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná confirmou o primeiro caso da variante delta em Cascavel e o primeiro caso da variante peruana no Paraná.
Um estudo de genotipagem realizado pela Universidade Federal do Paraná mostra que a variante delta da Covid-19, reponde atualmente, por cerca de 45% dos casos de Covid-19 da instituição. A variante está em circulação no Paraná pelo menos desde o início de maio deste ano, quando representava 10% das ocorrências positivas avaliadas.
Durante os meses seguintes, até julho, os dados ainda revelavam que a variante gama era a mais comum no estado. Porém, o resultado parcial de agosto aponta um aumento significativo desse percentual.
Das 11 amostras positivas examinadas, cinco pertencem à variante delta, evidenciando o alto potencial de transmissão dessa cepa. A investigação foi feita no decorrer da pandemia, pelo Setor de Ciências Biológicas da UFPR em projeto que visa identificar pessoas contaminadas.
O primeiro caso da variante delta registrado pelos pesquisadores é de 13 de maio de 2021 e, a partir dessa data, 10% dos resultados positivos nos meses de maio, junho e julho foram identificados como sendo da nova variante. Até o momento, em agosto, já foram detectados 45% de casos com variações genéticas características da delta.
A Fernanda Toigo conversou com uma pesquisadora que explicou que é preciso seguir os protocolos de segurança.
Confira os detalhes na reportagem que foi ao ar no Jornal Tarobá 1ª Edição.