Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Pioneirismo do Paraná em compliance é destaque em debate

02 fev 2021 às 16:35
Por: Agência Estadual de Notícias

O sucesso do Programa de Integridade e Compliance paranaense vai abrir série especial de seminários virtuais (webinares), que irá debater e analisar o tema nos estados a partir desta quarta-feira (3). O Governo do Paraná, em 2019, foi o primeiro a implantar o programa na administração pública estadual. Desde então, tem sido convidado obrigatório em mesas-redondas e debates sobre o tema, recorrente na iniciativa privada, mas ainda novidade na gestão pública.

O seminário é organizado e produzido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IRREE), organização criada, como explica em seu site IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, para promover o debate e aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado no Brasil. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal IREETV, no YouTube. Para receber o link da transmissão, momentos antes do início, às 10h desta quarta-feira (3), é preciso preencher formulário na página do instituto IREE Webinar - Compliance no Estado do Paraná – IREE.

O governo estadual será representado pelo controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, um dos idealizadores do programa no Paraná. “A Controladoria-Geral do Estado coordena a implantação do Programa de Integridade e Compliance nos órgãos estaduais, mas o programa é de todos os servidores que buscam executar seus trabalhos com ética e integridade”, afirmou.

O programa, definido pela Lei estadual 19.857/2019, já está presente em 17 órgãos ou entidades do Governo do Estado. Já foram entrevistados 3.542 servidores e analisadas 487 denúncias. Todos terão acesso ao Manual de Implantação, a primeira publicação dessa natureza direcionada ao serviço público. O material deve ser lançado nas próximas semanas.

Outra fase do programa começou em 2021. Os órgãos que já iniciaram a implantação irão eleger um servidor para ser multiplicador de informações, práticas e conceitos. A escolha desse profissional será feita pelos colegas de trabalho, que elegerão quem, da equipe, reúne as características essenciais para divulgar o programa e suas diretrizes. Ele receberá o título de Embaixador do Compliance e ficará responsável, paralelamente ao seu trabalho, por difundir objetivos e políticas do Programa de Integridade e Compliance.

Outras notícias

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

DEBATEDORES – Siqueira é especialista em ética e compliance pela Society of Corporate Compliance and Ethics e pela Legal, Ethics & Compliance. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp) e do Instituto Paranaense de Compliance (Ipacom). Atuou como procurador jurídico e controlador geral do Serviço Social Autônomo Paranacidade e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná. Foi coordenador jurídico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), e assessor jurídico da Casa Civil do Paraná e da Secretaria de Estado do Governo, da Secretaria Especial do Controle Interno do Paraná, e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Ele irá debater com Valdir Simão, doutor em Direito pela Universidade de Salamanca e Master Universitário em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá. Foi presidente do INSS, secretário da Fazenda, secretário-adjunto da Receita Federal e secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República. Atuou como auditor-fiscal da Receita por 29 anos. Foi ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e ministro-chefe da Controladoria Geral da União.

Outro participante do seminário é Walfrido Warde, presidente do IREE e conselheiro da OAB-SP para o biênio 2019/2021. É autor do livro "O Espetáculo da Corrupção" e do Plano de Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura", que inspirou a MP 703/2015, o PL 3636/15 e o PL 4703/16. Mestre em Direito pela New York University School of Law e doutor em Direito Comercial pela USP.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em carreta interdita BR-376 na descida da serra entre o Paraná e Santa Catarina

Paraná

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Paraná

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.