Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Polícia Penal forma mais 60 brigadistas penitenciários em Maringá

01 set 2023 às 13:10
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Polícia Penal do Paraná

Mais duas turmas de servidores da Polícia Penal do Paraná (PPPR) concluíram nesta semana o curso de Formação de Brigadistas Penitenciários. A capacitação foi desenvolvida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário do Paraná (Espen), do PPPR, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Maringá, no Noroeste do Estado.


Nesta etapa, participaram 60 servidores, entre policiais penais do complexo penitenciário de Maringá, administrativos e convidados, como as Guardas Municipais de Maringá e de Sarandi. A grade curricular foi de 32 horas, entre aulas teóricas e práticas, com treinamento realizado no quartel do 5º GB (Grupamento de Bombeiros) de Maringá e na Colônia Penal Industrial (CPIM).


O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, explica que a corporação tem avançado em todas as frentes, com cursos de transição para operações da PPPR e várias outras formações que são complementares e indispensáveis. “Em todos os estabelecimentos penais do Paraná temos um setor que inspeciona, acompanha suas condições de trabalho e adequações dentro da legislação. Uma das exigências existentes é de que exista um corpo preparado para atuar em situações ou em riscos de incêndio. O curso de brigadista cumpre com esta função”, explica.


CONTEÚDO – Durante o curso, as turmas receberam treinamento de combate a incêndio e socorro às vítimas. Eles aprenderam sobre o que fazer em caso de pânico. A função do brigadista é atuar em caso de princípio de incêndio para preservar vidas e, também, evitar danos maiores ao patrimônio.


O curso foi ministrado pelo policial penal coordenador de Brigadas do Setor de Combate a Incêndio, Alessandro Cidade, que ensinou técnicas voltadas especialmente ao ambiente prisional. As aulas abordaram procedimentos de operação de equipamentos, de produtos perigosos e abandono de edificação. Já o enfermeiro Marcos Martins ensinou técnicas de primeiros socorros que podem ser usadas tanto nas unidades penais, como em acidentes de qualquer tipo.


“Esse curso é de suma importância para a qualificação do servidor, para o preparo das necessidades do dia a dia. Recentemente uma de nossas unidades passou por uma situação de incêndio e pudemos relatar o quanto foi importante esse treinamento, esse preparo que vem sendo oferecido. Conseguimos cumprir o protocolo e nada de grave ocorreu. Seguimos treinando e qualificando nossos servidores em mais essa modalidade e em tantas outras que virão”, disse o coordenador da Regional em Maringá, Júlio César Vicente Franco.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende 27 iPhones escondidos em estepe de veículo na BR-277, em Irati

Paraná
Imagem de destaque

Operação conjunta prende irmãos acusados do homicidio de Wesley Pinheiro Rodrigues, ocorrido em Castro

Paraná

Polícias do Paraná desencadeiam operação com 69 mandados no Litoral

Paraná

Secretaria estadual da Educação prorroga o prazo final de matrícula para este domingo

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Cidade
Londrina e região

Prefeitura realiza Recadastramento Imobiliário após 24 anos de defasagem

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.