Moradores de Verê, no sudoeste do Paraná, dizem que têm sofrido com a violência por parte de um policial militar. Eles procuraram a Banda B para denunciar agressões. Segundo os moradores, o PM que atua na cidade, com cerca de 7 mil habitantes, tem agido com truculência em abordagens, e até um adolescente foi internado na UTI. Uma destas agressões foi filmada.
Há uma semana, o policial militar agrediu o adolescente, de 16 anos. A vítima teria batido a cabeça nos degraus de uma escada, ocasionando dois coágulos na cabeça. Segundo a advogada da família do rapaz, o policial já tinha agredido e ameaçado ele anteriormente.
“Ele é bem intimidador […]. O pessoal tem muito medo dele. A cidade é pequena, e não foi só a vítima que ele agrediu. Ele vê um adolescente na rua e bate sem dó”, disse a advogada Fabiana Pereira.
Por conta das agressões, o adolescente teve dois coágulos na cabeça e precisou realizar uma ciruriga para retirar, levando cerca de 30 pontos. A mãe do rapaz disse que o filho, que chegou a ficar internado na UTI, ainda está se recuperando do que aconteceu.
“Ele está se recuperando da cirurgia, mas tem horas que fica perdido. Ele perde as forças da perna, tem horas que ele perde o raciocíonio. Quando ele fica nervoso, chega a sair espuma da boca. Ele sente muita dor no corpo”, conta a mulher.
Como disse a advogada, a fama de brutalidade não é um caso isolado. O policial, por sua vez, deu a versão dele na postagem de um radialista da cidade, que noticiou a agressão. No vídeo, publicado em uma rede social, ele comentou que os advogados dele entrariam em contato.
Agressão filmada
Outro episódio de agressão que aconteceu na cidade, que teria acontecido nesta semana, foi filmado.
As imagens, que começaram a circular nas redes sociais e a Banda B teve acesso, mostram o policial agredindo um homem durante uma ocorrência.
Segundo informações de moradores da região, essa situação ocorreu uma semana depois da agressão ao adolescente.
Houve crime, diz PM
A Banda B procurou a Polícia Militar (PM), que informou, por telefone, que um inquérito policial militar concluiu que houve crime. Segundo a PM, o inquérito já foi encaminhado à Justiça.