O município de Umuarama, no Noroeste do Estado, concentra um polo importante de produção de portas, janelas e estofados. Dando continuidade às reportagens que têm apresentado os produtos feitos no Estado, fomos até o município conhecer algumas empresas do setor moveleiro.
O Sindicato das Indústrias Moveleiras, Marcenarias e Afins de Umuarama e Região (Simur), contabiliza cerca de 30 empresas do ramo moveleiro, madeireiro e de estofados que, juntas, empregam diretamente 2.800 pessoas.
Para Mauro Aleyx Ribeiro, presidente do sindicato, o maior diferencial do polo de Umuarama e região é que as empresas ali instaladas fazem, sobretudo, móveis, portas e janelas sob medida. “Este é um diferencial da nossa região. Você não encontra os produtos destas empresas em depósitos de material de construção, por exemplo. Eles só são encontrados dentro da indústria ou em fornecedores mais especializados”, explica.
Um exemplo é a Madermac, empresa especializada na produção de portas, janelas e pisos de madeira. Ribeiro, que é administrador da empresa, explica que toda a produção é feita para pedidos sob medida.
Com 36 anos de existência, a Madermac empresa 84 pessoas diretamente. “Somos especializados na confecção de portas, batentes e janelas, sempre sob medida. Trabalhamos apenas com madeira e atendemos principalmente o mercado A e B”, explica o administrador.
Como a venda é feita diretamente para o consumidor final, o trabalho de divulgação é sobretudo pelo método boca a boca. “Estes tempos, um conhecido meu que estava construindo uma casa, contratou um arquiteto e foi o profissional quem indicou a nossa empresa para fazer as portas da casa. Precisou um profissional de outro estado indicar a nossa empresa para ele descobrir que fazemos aqui o produto que ele procurava”, conta Ribeiro.
Há cerca de dois anos, a empresa começou a exportar seus produtos. Hoje, 60% de tudo que é produzido pela Madermac vai para os Estados Unidos, Europa e China.
AEN