Nesta sexta-feira (21), último dia do Smart Ports Seminar & Expo 2023, em Boston, nos Estados Unidos, a autoridade portuária paranaense apresentou soluções tecnológicas e inovadoras que tem desenvolvido no Estado para melhorar a gestão, a operação e o atendimento nos portos do Paraná.
Representada pelo diretor administrativo financeiro, Marcos Bonoski, e pelo superintendente de Governança, Carlos Eidam de Assis, a Portos do Paraná expôs detalhes do projeto Cais Leste (Moegão) e abordou soluções como Port Community System (PCS) e Port Collaborative Decision Making (PortCDM), em implantação no Estado.
Internamente, entre os portos brasileiros, os terminais paranaenses já têm destaque como portos de vanguarda quando o assunto é inovação. Aos poucos, também fora do Brasil, a Portos do Paraná tem sido reconhecida como gestão portuária que busca o desenvolvimento tecnológico.
O sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos do Moegão, será conectado aos terminais integrantes do Corredor Leste de Exportação do terminal marítimo paranaense.
O complexo terá capacidade para descarregar, simultaneamente, até 180 vagões, em três linhas independentes. Isso representa um ganho de 63% na capacidade atual de descarga ferroviária, passando de 550 para 900 vagões por dia. A expectativa é que mais 24 milhões de toneladas de grãos e farelos saiam anualmente por Paranaguá.
Após a conclusão da estrutura, a expectativa é conseguir equalizar a participação dos modais, chegando a 50% do transporte por meio rodoviário e 50% por meio ferroviário. A obra também vai gerar uma economia de 30% nos custos de transporte, diminuir os impactos ambientais com 73% a menos de CO2 emitido.