Uma operação coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Curitiba mobilizou recursos aéreos e terrestres na tarde deste domingo (01) para atender uma criança de 7 anos. A menina que luta contra um câncer, vinha de Joinville (SC) e começou a passar mal durante o trajeto, apresentando dores intensas.
O Resgate em Garuva
A urgência foi identificada pelas equipes da PRF de Joinville, que acompanharam o veículo até Garuva (SC). Devido à fragilidade do estado de saúde da criança e ao tráfego da região, a aeronave da PRF sediada em Curitiba foi acionada imediatamente para realizar o transporte aéreo.
O helicóptero pousou na praça de pedagio em Garuva, onde a criança foi estabilizada e embarcada para um voo rápido em direção à capital paranaense, reduzindo o tempo de deslocamento para apenas 20 minutos, que seria feito via rodovia podendo levar mais de 2 horas.
Logística de Suporte Avançado
O destino do voo foi o Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. No pátio do aeroporto, uma ambulância de suporte avançado (USA) já aguardava o pouso do Helicóptero da PRF, Patrulha 15.
A última etapa do trajeto foi realizada por terra, com a ambulância equipada com UTI móvel garantindo a segurança clínica da criança até a entrada no Hospital Erastinho, especializado em oncologia pediátrica.