Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Profissionais do IAT resgatam coruja-diabo com a asa quebrada em Pitanga

25 abr 2024 às 16:25
Por: Agência Estadual de Notícias
- Foto: IAT Pitanga

Profissionais do Instituto Água e Terra (IAT) de Pitanga, na região Central do Paraná, resgataram nesta quinta-feira (25) uma coruja-diabo (Asio stygius) com a asa quebrada. O animal foi encontrado por um morador na área urbana do município, que acionou a equipe do órgão ambiental.


Após o primeiro atendimento, os técnicos do instituto encaminharam a ave para a Clínica Veterinária do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, no Centro-Oeste, instituição de ensino que mantém parceria com o IAT para atendimento e socorro de animais silvestres. A coruja permanecerá em tratamento até que possa retornar à natureza.


A espécie Asio stygius é popularmente conhecida como coruja-diabo ou mocho-diabo. É distribuída principalmente nas regiões Sudeste e Sul do País e se alimenta de pequenos mamíferos, aves e insetos. Ela pode ser facilmente identificada pela íris amarelada nos olhos e pelos dois tufos longos no topo da cabeça. Entre os olhos também apresenta uma mancha clara em formato de gota. Seu corpo possui coloração com tons marrom-escuros e pretos, com peitoral cinza amarronzado. Atualmente no Paraná a espécie não é ameaçada de extinção.


Esse é o quarto animal que passou pelo atendimento da regional de Pitanga em abril. No dia 16, profissionais do IAT encaminharam para a clínica de Campo Mourão um filhote de coruja-buraqueira (Athene cunicularia) bastante debilitado que estava sob os cuidados de uma moradora da área rural do município. Já no dia 11, técnicos do órgão resgataram um macaco-prego (Sapajus nigritus) no terreno de uma rádio e soltaram um gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) em um local de floresta densa da região.


COMO PROCEDER – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou a Polícia Militar do Paraná. Se preferir, pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Idosos são roubados na Ponte Internacional da Amizade na BR-277

Paraná
Imagem de destaque

Mulheres privadas de liberdade transformam fardas sem uso em produtos sustentáveis

Paraná

PF deflagra operação em combate ao abuso sexual infantil

Paraná

Polícia prende foragido e apreende arma de fogo em Cafelândia

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Duas pessoas morrem após grave acidente na PR-323, zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre em grave acidente na PR-323, próximo ao trevo da Warta

Cidade
Londrina e região

Alunos em aula diferente de geografia foram os primeiros a avistarem corpo no Lago Igapó

Cidade
Londrina e região

“Tadinha, tive que fazer isso aí”, diz homem preso por matar a namorada em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Carro ainda não identificado persegue adolescentes em rua da zona leste de Londrina

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.