Os atendimentos descentralizados do Ministério Público buscam aproximar a instituição do cidadão, com o promotor de Justiça e uma equipe da Promotoria indo até as localidades, sem a necessidade de deslocamento por parte da população.
Nestas oportunidades, são prestadas orientações jurídicas aos moradores da cidade e recebidas as demandas relacionadas às áreas de atribuição do Ministério Público, como, por exemplo, dificuldade em obter vagas em escolas, acesso a serviços públicos de saúde, problemas urbanísticos (como iluminação pública, coleta de lixo, saneamento básico), reconhecimento de paternidade e questões relacionadas ao direito de família, entre outras. Nos casos em que a questão levada não for de atribuição do Ministério Público, os cidadãos são orientados sobre quais órgãos públicos devem ser acionados e como entrar em contato com os mesmos.
Atendimento presencial – Além do serviço descentralizado, a Promotoria de Justiça de Palmital mantém atendimento permanente à população todos os dias da semana, de forma presencial, das 13 às 18 horas na sede da instituição (Rua Interventor Manoel Ribas, 810, Centro).