Na próxima quinta-feira (21), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Campus Toledo vai firmar um importante convênio com o Sindicato Rural da cidade. O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso de produtores rurais filiados à entidade e seus familiares ao ensino superior. Nos programas de especialização, por exemplo, haverá desconto de 12%, enquanto nos cursos de graduação – presencial ou semipresencial – os benefícios chegam a 15% de desconto para os associados e funcionários do sindicato.
Para o presidente da entidade, Nelson Paludo, o convênio com a PUCPR representa um importante passo rumo à profissionalização e especialização do agronegócio brasileiro.
“Toledo é muito forte nessa área. Os produtores e seus filhos são muito comprometidos com o trabalho e buscam sempre estudar e se especializar. Essa parceria, que fomenta o acesso à educação, vai proporcionar um salto de tecnologia e de conhecimento no campo. Assim, nossa agricultura vai crescer muito em termos de produtividade. Sem conhecimento, não há avanço no campo”, avalia.
Coordenador do curso de Agronomia da PUCPR em Toledo, André Prechlack afirma que o maior ingresso de produtores rurais na Universidade vai contribuir de forma significativa para a produção de saberes científicos na instituição.
“O produtor conhece a realidade do campo. Ele traz vivências e experiências acumuladas ao longo de anos dedicados ao agronegócio. Na Universidade, ele terá acesso às últimas tecnologias, pesquisas e experiências relacionadas à atividade agrícola. O foco da PUCPR é participar da sociedade e contribuir com conhecimento especializado, social e ambiental”, comenta.
O convênio é válido para todos os cursos da instituição, para ingresso a partir do primeiro semestre de 2021, inclusive aqueles que registram maior procura por parte de produtores rurais, como Agronomia e Medicina Veterinária. O lançamento oficial da iniciativa ocorre nesta quinta-feira (21), às 19h30, de forma online, após a palestra “Tecnologias de produção de milho que influenciam na produtividade animal”. Para se inscrever, basta acessar o link: https://bit.ly/38ZQV5f.
Fonte: PUC