Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Ratinho Junior pleiteia reedição de lei para contratações emergenciais

26 mar 2021 às 12:54
Por: Agência Estadual de Notícias

O governador Carlos Massa Ratinho Junior defendeu nesta sexta-feira (26) que o Congresso reedite a Lei 13.979/20, que permite que o poder público faça contratações emergenciais, com dispensa de licitação, para atender às medidas de enfrentamento à Covid-19. O pleito foi apresentado por ele na primeira reunião dos governadores com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para articular os temas que serão tratados no comitê nacional criado para enfrentar a pandemia, anunciado na quarta-feira (25) pelo presidente Jair Bolsonaro.

A lei foi sancionada em fevereiro do ano passado para tratar das medidas de combate à pandemia, mas o texto previa que as contratações emergenciais fossem válidas temporariamente, até dezembro de 2020. O que o governador Ratinho Junior defende é que haja uma reedição para que a dispensa seja válida pelo menos para a compra de equipamentos e insumos e para a contratação de prestadores de serviços da área da saúde, já que esse leque era mais amplo.

“Com a reedição, estados e municípios terão resguardo e podem ganhar tempo nas contratações, em especial de prestadores de serviços. Da maneira convencional, demora de 60 a 90 dias para contratar algum serviço, é um tempo que não podemos perder no enfrentamento da emergência em saúde pública”, afirmou Ratinho Junior. “É uma medida que não ajuda apenas o Paraná, mas todos os estados e municípios brasileiros”, salientou.

Ele citou o exemplo dos três hospitais regionais que tiveram suas obras adiantadas para atender pacientes da Covid-19, em Guarapuava (Centro), Ivaiporã (Vale do Ivaí) e Telêmaco Borba (Campos Gerais). Como medida emergencial, o Estado contratou três instituições filantrópicas para fazer a gestão dessas unidades. O contrato, porém, vence em maio, e a renovação pode ser mais demorada caso não haja a reedição da lei, o que compromete o atendimento nessas três regiões.

O presidente do Senado destacou que o comitê busca um diálogo permanente para a articulação de medidas que sejam efetivas no combate à pandemia, sem tirar a autonomia dos estados e municípios nesse enfrentamento. “O que faremos neste comitê é fazer com que o presidente da República, e os chefes da Câmara de Deputados e do Senado Federal, possam coordenar essas ações de combate à pandemia. Como o Senado é a casa da federação, coube a nós essa interlocução com os governadores e estabelecer o elo com os estados e o Distrito Federal nesse comitê”, explicou Pacheco.

Outras notícias

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

OUTROS PLEITOS – Além das contratações emergenciais, o governador Ratinho Junior abordou outras questões durante a reunião. Ele destacou que apresentará um ofício ao Ministério da Saúde para que o repasse de equipamentos seja centralizado nas secretarias estaduais de Saúde. Isso porque há muitos prefeitos fazendo o pedido de respiradores diretamente ao ministério, ou os deputados usam as emendas parlamentares para adquirir esses equipamentos.

Eles acabam indo, porém, a cidades que não têm uma estrutura adequada ou equipes que saibam como utilizá-los, e o Estado acaba tendo gastos logísticos para fazer o remanejamento. “A Secretaria de Saúde às vezes não é notificada que o respirador foi enviado a alguma cidade, e é a pasta que tem as informações de quais locais têm condições adequadas para recebê-los”, explicou.

Outro ponto abordado pelo governador foi sobre a transparência na distribuição de vacinas entre os estados, para que não haja discrepância entre a quantidade de doses enviadas a cada unidade da federação, o que interfere na ordem de vacinação dos grupos prioritários. Segundo Ratinho Junior, é preciso ter mais paridade nesse processo.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em carreta interdita BR-376 na descida da serra entre o Paraná e Santa Catarina

Paraná

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Paraná

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.