Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Brasil

Referência no Brasil, Paraná realiza mais de 1,7 mil transplantes em 2025

Em 11 meses de 2025, o Estado contabilizou 425 doações efetivas
30 dez 2025 às 07:27
Por: Agência Estadual de Notícias
"Eu acredito no sistema", diz transplantado
Foto: Divulgação/ Governo do Estado do Rio de Janeiro

O Paraná é referência em captação e transplante de órgãos no país. Em 2025, até o mês de novembro, o Estado realizou 1.715 transplantes. De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), foram realizados 410 transplantes de rim, 264 de fígado, 29 de coração, 8 de pâncreas/rim, 4 de fígado/rim e mil transplantes de córnea.


Em 11 meses de 2025, o Estado contabilizou 425 doações efetivas de órgãos, que permitiram a realização dos procedimentos e até mesmo o envio de órgãos para que a cirurgia fosse realizada em outros estados. Com uma doação, pode ser captado até 8 órgãos e tecidos, como pele, ossos e córneas, garantindo assim a chance de vida para inúmeras pessoas.


O SET/PR está estruturado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em quatro unidades regionais: as Organizações de Procura de Órgãos – OPOs localizadas em Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba que trabalham na busca de órgãos em 70 hospitais notificantes.


“O Paraná tem uma rede de captação de órgãos, transporte e realização de transplante muito eficaz, o que garante ao Estado a eficiência nesses procedimentos", destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. "Nosso Sistema Estadual de Transplantes trabalha integrado, são 34 equipes transplantadores de órgãos e 72 de tecidos, além dos nossos laboratórios. São cerca de 700 profissionais envolvidos em todo o processo”, enfatiza o secretário.


Segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), elaborado pela da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Estado realizou ainda, até o mês de setembro, 325 transplantes de medula óssea.

Outras notícias

Governador sanciona lei que garante água e luz para imóveis em fase de regularização no Paraná

PRF registra redução de 53% nas mortes na Operação Natal 2025 no Paraná

Rodovida 2025/2026: PRF registra redução de 53% nas mortes na Operação Natal 2025 no Paraná

REFERÊNCIA – Em 2024, de acordo com o RBT, o Paraná foi o Estado com o maior número de doadores de órgãos por milhão de população (pmp), alcançando uma média 42,3 pmp, número muito superior à média brasileira que foi de 19,2 pmp.


Os dados parciais de 2025, abrangendo os nove primeiros meses do ano no relatório da ABTO, apontam que o Paraná ocupava até aquele período a segunda colocação com 39,7 pmp, ficando atrás de Santa Catarina, com 43,7 pmp. Os dados do Sistema Estadual de Transplantes até novembro apontam uma elevação, com um índice de 40,5 pmp. O Paraná tem o dobro de doadores da média brasileira, que é de 20,2 pmp.

CAPTAÇÃO – Em 2025, o Hospital Regional de Ivaiporã e o Hospital de Francisco Beltrão realizaram pela primeira vez uma captação múltipla de órgãos e tecidos para transplantes.


“A captação foi possível com o auxílio e o comprometimento da equipe multiprofissional dos hospitais, o apoio da OPO e da Central de Transplantes e o empenho das equipes envolvidas, que são qualificadas e dedicadas e conduzem cada etapa com ética, sensibilidade e profundo respeito por todos os envolvidos”, ressalta o secretário Beto Preto.


Em Ivaiporã, foram coletados rins e córneas, já em Francisco Beltrão, a captação envolveu fígado e rins. A captação dos órgãos só ocorre depois da autorização da família, em um processo que envolve acolhimento e entrevistas feitas por pessoal altamente capacitado para essa ação. Mesmo que o doador demonstre seu desejo em vida, é a família que dará a autorização para a doação.


No Paraná, a abordagem profissional e humanizada tem se mostrado mais eficaz quando comparada a outros estados, o que garantiu ao estado a menor taxa de recusa familiar do País em 2024: apenas 28%, comparada à média nacional de 46%. Os dados parciais de 2025 mantêm o Paraná com a menor taxa de recusa, ao lado de Santa Catarina, com 30%. A média nacional é de 45%.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Jovem morre após capotamento e atropelamento na BR-376, em Ponta Grossa

Paraná
Imagem de destaque

Saúde alerta para risco de acidentes com animais peçonhentos durante o verão

Paraná

Onda de calor provoca temperaturas acima de 38 °C no Paraná

Paraná

Passageira fica gravemente ferida após capotamento na BR-376 em Ponta Grossa

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Família com dois bebês morre em acidente entre carro e caminhão em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Bebês vítimas de acidente fatal eram gêmeos e tinham entre 4 e 5 meses de idade

Cidade
Londrina e região

Florestópolis decreta luto oficial e cancela queima de fogos após tragédia com família na PR-170

Cidade
Cascavel e região

Morre aos 70 anos, Antoninho Trento Filho, ex-vereador e empresário de Cascavel

Cidade
Londrina e região

Família de criança atropelada precisa se mudar para Londrina e pede ajuda com custos

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Podcast Fala Advocacia | EP 5 | Inteligência Artificial na advocacia

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.