Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Saiba quais as melhores regiões do Paraná para ver o alinhamento dos planetas

Para acompanhar o fenômeno natural, é importante que o céu esteja limpo. Pensando nisso, Simepar dá dicas dos melhores lugares para assistir ao espetáculo no Estado
21 jan 2025 às 15:11
Por: Band

Nos dias que antecedem o alinhamento planetário total que ocorrerá em 28 de fevereiro de 2025, o Cosmos oferece um mês antes, nesta terça-feira, 21 de janeiro, uma prévia com a visão de um alinhamento de seis dos sete planetas que compõem o Sistema Solar, excluindo a Terra. Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter serão os destaques, visíveis a olho nu logo após o pôr do sol. 


Urano e Netuno também estarão alinhados, mas serão visíveis apenas com o auxílio de um telescópio. Em 28 de fevereiro, sete planetas estarão alinhados. Os planetas envolvidos incluem Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Em 11 de agosto de 2025, ocorrerá um terceiro notável alinhamento planetário, envolvendo novamente seis planetas: Mercúrio, Vênus, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno. Esse fenômeno poderá ser visto bem cedinho, pouco antes do amanhecer.


Os olhos dos paraenses estarão voltados nesta terça-feira (21) para o céu para observar o alinhamento dos planetas. Mas, para acompanhar o fenômeno natural, é importante que o céu esteja limpo. Pensando nisso, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) dá dicas dos melhores lugares para assistir ao espetáculo.


“Quem mora nos extremos Oeste e Sudoeste [divisa com Santa Catarina e fronteira com a Argentina, respectivamente] tem mais probabilidade de encontrar uma noite sem chuva. Ainda assim, não serão todos os municípios dessas localidades que vão encontrar o céu limpo por causa da nebulosidade”, afirma o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen.


Quem mora em Curitiba, porém, não terá a mesma sorte. A noite de terça-feira (21) deverá ser chuvosa na Capital, com o céu cheio de nuvens. Em outras regiões do Estado, entretanto, a chuva poderá acabar antes, ou começar depois do alinhamento.

Outras notícias

Apesar da tarifa social, contas de água terão reajuste de 2,7% para os demais usuários

PRF inicia Operação Rodovida 2025/2026 com ação integrada em Irati

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná


“Como as chuvas são muito rápidas e localizadas nesta época do ano, mesmo com essa tendência de chuva no interior, pode ser que fora dos extremos oeste e sudoeste algumas pessoas também tenham sorte de estar no momento mesmo om o céu parcialmente nublado”, diz Jacobsen.


Segundo o professor Amauri Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, os planetas estão sempre alinhados. “É uma condição da formação do Sistema Solar. O plano da órbita dos planetas é muito próximo da órbita que a Terra faz em torno do Sol. O que estão chamando de alinhamento dos planetas nesta terça-feira será, na verdade, mais de uma conjunção planetária, ou seja, quando os planetas estão a menos de cinco graus de arco no céu”, explica.


LOCALIZAÇÃO 


O professor indica, ainda, onde estarão os planetas. As pessoas deverão olhar no horizonte oeste, entre as 19h e as 20h. Neste horário a lua, que está no quarto minguante, ainda não estará muito visível – ela deve aparecer perto de meia-noite. O astro mais brilhante do céu (depois do sol) será Vênus. A esquerda dele será visível algo como uma estrela laranja, que será Saturno. Ambos os planetas estarão na Constelação de Aquário.


No meio do céu, perto da Constelação de Touro, outro astro brilhante que poderá ser observado será Júpiter. Na mesma distância de Saturno e Vênus, o astro brilhante e alaranjado que poderá ser visto é a estrela Aldebaran (a Alfa da Constelação de Touro).


Já perto do horizonte nordeste estará Marte, o astro laranja, ao lado de outras duas estrelas da Constelação de Gêmeos: Castor e Pollux. Urano e Netuno não serão visíveis a olho nu, somente com telescópios. “Eles aparecerão no telescópio como pequenos pontos azulados, pois ficam muito distantes da Terra", explica o professor.


Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Governo do Paraná anuncia investimento de R$ 540 milhões para as Apaes em 2026

Paraná
Imagem de destaque

Paraná amplia lista de remédios para saúde mental fornecidos nas farmácias do SUS

Paraná

UENP terá curso de Medicina em Cornélio Procópio com 40 vagas anuais

Paraná

Governo envia mais 46 cartões do Programa Reconstrução para Rio Bonito do Iguaçu

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto dentro de empresa no final da Avenida Jamil Scaff

Cidade
Cascavel e região

Caminhão carregado com suínos cai em ribanceira na PR-180 em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Imagens de Nossa Senhora Aparecida permanecem intactas após grave acidente em Apucarana

Cidade

Idoso de 63 anos é espancado a pauladas no Mister Thomas após tirar fotos de crianças

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.