Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás

26 jul 2024 às 14:54
Por:

A Sanepar publicou um edital para credenciamento de empresas geradoras ou gerenciadoras de lixo orgânico que estejam interessadas em dar destinação ambientalmente correta ao material. O resíduo será tratado na Usina Sanepar de Bioenergia (USBio), localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.


Poderão participar empresas alimentícias, refeitórios industriais, fábricas ou prestadores de serviço que geram resíduos que não são recolhidos pela rede pública. Também poderão ser inscritas empresas que gerenciem sobras de processos industriais, assim como lodos orgânicos industriais.


A USBio integra os projetos inovadores da Sanepar e utiliza insumos do saneamento para produzir energia elétrica e dar destino adequado ao lodo das unidades de tratamento de esgoto e ao lixo orgânico, contribuindo positivamente como meio ambiente.


“Com a operação da USBio, a Sanepar implanta o conceito de economia circular, gerando eletricidade, o que reduz custos operacionais que podem impactar no valor da tarifa de água, e também contribui com a sustentabilidade, evitando a emissão de gases de efeito estufa”, comenta o especialista da Sanepar, Luiz Carlos Braz de Jesus.


As empresas interessadas devem atender aos requisitos do edital que determina qual deve ser a composição do material orgânico para garantir que o tipo de resíduo não prejudique o funcionamento adequado dos biodigestores. O credenciamento segue até 31 de dezembro de 2024. O edital será publicado neste link e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: [email protected].

Outras notícias

Estudante do PR ganha menção honrosa em feira mundial de ciência

Polícia Civil faz operação após ameaça de massacre em escolas de Ponta Grossa

Mulher morre após grave acidente entre carro e carreta na BR-369


PRODUÇÃO DE BIOGÁS NA SANEPAR – O resíduo será destinado para a Usina Sanepar de Bioenergia (USBio), que é a primeira do País que produz biogás através da mistura do lodo sanitário da Estação de Tratamento de Esgoto Belém e resíduos orgânicos. 


Todos os dias, 900 mil litros de lodo e 50 toneladas de materiais orgânicos são transformados em biogás. Em seguida, são convertidos na energia elétrica que abastece a própria usina e outras unidades de tratamento da Sanepar.


A tecnologia utilizada pela usina separa o material inorgânico do orgânico, que é transportado para o tanque de biodigestão, onde é misturado com o lodo de esgoto.  A massa orgânica serve de alimento para as bactérias no lodo, criando a biomassa.


 O biogás é gerado por meio da combustão desse resíduo. Os tanques são vedados e aquecidos, contendo agitadores para homogeneizar a mistura. O processo é positivo ao meio ambiente, pois evita a emissão de metano na atmosfera e é uma solução para os resíduos sólidos e com pegada negativa de dióxido de carbono (CO2).

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Mulher que morreu em grave acidente na BR-369 é identificada

Paraná
Imagem de destaque

Influenciador do OVNI relata morte de animal e deixa redes

Paraná

Polícia Civil prende segundo investigado por esquema de golpes imobiliários em Ponta Grossa

Paraná

Carro a 196 km/h e aumento de acidentes marcam feriado nas rodovias do Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Moradores protestam contra prédio de 18 andares em Londrina

Cidade
Londrina e região

Radar de 60 km/h começa a fiscalizar ponto crítico da BR-369

Cidade
Londrina e região

Copa do Mundo altera horário de shoppings e mercados em Londrina

Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Londrina anuncia novo secretário de Obras

Cidade
Londrina e região

Passagem metropolitana fica mais cara na região a partir de segunda

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.