Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

​Saúde apresenta ações do Paraná à Frente Parlamentar do Coronavírus

19 abr 2021 às 17:36
Por: Agência Estadual de Notícias

As ações de combate à Covid-19 realizadas pelo Governo do Paraná foram apresentadas pela Secretaria de Estado da Saúde durante reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (19).

Foram destacadas medidas como a abertura de mais de 4,6 mil leitos exclusivos para atendimento à Covid-19, a realização de cerca de 2,5 milhões de testes RT-PCR, a aplicação de mais de 1,9 milhão de doses de vacina e a rápida distribuição dos imunizantes aos municípios.

“A Secretaria da Saúde tem trabalhado diuturnamente no combate ao coronavírus e se mantém aberta a discussões. É muito importante essa conversa entre o Executivo e o Legislativo, para que as ações possam ser apresentadas em sua totalidade, promovendo conscientização coletiva de todo o esforço do Governo do Estado no enfrentamento da doença”, disse o diretor-geral da secretaria, Nestor Werner Junior.

Segundo ele, as campanhas De Domingo a Domingo e Corujão da Vacinação têm colaborado para acelerar a imunização em todo o Estado. Cerca de 99,6% das doses destinadas à D1 já foram aplicadas no Paraná até essa segunda-feira (19). As aplicações da segunda dose, por sua vez, representam 48,2% do total enviado aos municípios, considerando o tempo de espera entre uma aplicação e outra.

O Estado tem aproximadamente 1.850 salas de vacina e capacidade para vacinar até 150 mil pessoas por dia. “Nossa expectativa é vacinar todos os grupos prioritários com pelo menos a primeira dose até o final de maio, mas para isso dependemos da disponibilidade de vacinas”, acrescentou o diretor.

Outras notícias

Criança é atropelada por carro da Secretaria da Saúde no Paraná; veja o flagrante

Bombeiros salvam bebê prematuro em resgate aéreo no Litoral

Casal com crianças é preso após tentativa de fuga no oeste do Paraná

GRUPOS PRIORITÁRIOS – O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 segue a estrutura do Plano Nacional e possui grupos prioritários para recebimento dos imunizantes. Este documento está passando pela terceira atualização e deve acrescentar novos grupos, conforme orientado pelo Ministério da Saúde, elencados com prioridade.

“Quando o Ministério da Saúde envia novas doses ao Estado, os quantitativos já vêm destinados diretamente aos grupos que devem ser atendidos. O número de profissionais de saúde tem aumentado desde o início da pandemia e é preciso atender a todos. A realidade destes grupos dentro do Plano Estadual de Vacinação mudou e por isso pedimos ao ministério que reconsidere o número de doses enviadas de acordo com a atual realidade do Paraná”, explicou o diretor-geral.

FURA-FILAS – Outro assunto discutido durante a reunião foi o número de denúncias e investigações de fura-fila da vacina. Até a tarde desta segunda-feira (19) o Paraná já havia registrado 731 denúncias em 162 municípios.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, falou sobre as ações do Governo para combater essa prática. “A Controladoria Geral atua como órgão central de controle no Estado e a campanha Paraná sem fura-fila tem por objetivo concentrar as denúncias de não cumprimento da regra prioritária tanto do Plano Nacional, quanto Estadual e municipal. É uma medida inovadora, com aderência nos 399 municípios e com a possibilidade de todos os cidadãos registrarem suas denúncias, inclusive de forma anônima”, explicou.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende mais de 3,3 toneladas de maconha em Floresta

Paraná
Imagem de destaque

Incêndio em carreta interdita BR-376 na descida da serra entre o Paraná e Santa Catarina

Paraná

Tombamento de caminhão deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-476, na Lapa

Paraná

Motorista embriagado atropela pedestre na BR-376 em Maringá

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.