Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Saúde reúne hospitais com UTI e serviços de diálise para discutir segurança do paciente

10 abr 2024 às 16:53
Por: Agência Estadual de Notícias
SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta quarta-feira (10) um seminário que reúne hospitais com UTI e os que têm serviços de diálise para debater a segurança do paciente. O encontro, que segue nesta quinta-feira (11), acontece na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM), em Curitiba, e conta com cerca de 260 profissionais que atuam no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). 


O objetivo é promover a troca de informações e experiências entre os participantes relacionadas às boas práticas de segurança do paciente, fortalecer a qualidade na assistência, tanto em instituições públicas como privadas.


O seminário é dirigido a hospitais que, anualmente, participam da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo é promover a cultura da segurança nos serviços e o aprimoramento de boas práticas de assistência à saúde.

O Paraná possui 128 hospitais com UTI, dos quais 117 (91%) aderiram voluntariamente à avaliação nacional feita pela Anvisa, em 2023. Em relação aos serviços de diálise, todos os 48 estabelecimentos existentes no Estado (100%) aderiram à avaliação no mesmo ano.


“Somos destaque nacional por conseguir uma adesão tão significativa dos nossos hospitais com UTI e das instituições com serviços de diálise na Avaliação de Segurança do Paciente da Anvisa”, disse o diretor-geral da Sesa, César Neves, na abertura do evento. “O cuidado com o paciente sempre deve ser uma  prioridade e atividades como esta reforçam ainda mais o compromisso do Paraná com a saúde da nossa população”.

Outras notícias

Estudante do PR ganha menção honrosa em feira mundial de ciência

Polícia Civil faz operação após ameaça de massacre em escolas de Ponta Grossa

Mulher morre após grave acidente entre carro e carreta na BR-369


“É extremamente importante promover a educação permanente dos profissionais de saúde, pois eles enfrentam inúmeros desafios no cotidiano dos serviços e para isso eles precisam ser mantidos atualizados”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes. “A segurança do paciente é um tema transversal que permeia todos os níveis de atenção à saúde, ou seja, desde a atenção primária até a atenção hospitalar”.


Com a chegada do frio, Saúde esclarece dúvidas sobre a gripe e importância da vacinação

TEMAS – Durante o evento foram abordados diferentes temas, como elaboração dos Planos de Segurança do Paciente, uso de ferramentas de gestão para o monitoramento do risco relacionado à assistência e notificação de eventos adversos.


“Esse trabalho de educação continuada permite a redução de possíveis erros e, consequentemente, a melhoria da qualidade no atendimento dos pacientes. Esse processo com envolvimento de todos os profissionais de saúde é vital para garantir bons resultados e a qualificação do atendimento”, afirmou o médico e conselheiro do CRM, Luís Roberto Castro Santos.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Mulher que morreu em grave acidente na BR-369 é identificada

Paraná
Imagem de destaque

Influenciador do OVNI relata morte de animal e deixa redes

Paraná

Polícia Civil prende segundo investigado por esquema de golpes imobiliários em Ponta Grossa

Paraná

Carro a 196 km/h e aumento de acidentes marcam feriado nas rodovias do Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Radar de 60 km/h começa a fiscalizar ponto crítico da BR-369

Cidade
Londrina e região

Moradores protestam contra prédio de 18 andares em Londrina

Cidade
Londrina e região

Acúmulo de lixo no Centro preocupa o comércio de Londrina

Cidade
Londrina e região

Copa do Mundo altera horário de shoppings e mercados em Londrina

Cidade
Londrina e região

Carros invadem calçada em cruzamento da zona leste de Londrina

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.