Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

TCE-PR cobra ações de prefeitos para aplicar 2ª dose de vacina anti-Covid em atraso

26 out 2021 às 10:03
Por: Liliane Dias

O Tribunal de Contas do Estado enviou, na segunda-feira (25), ofício aos 399 prefeitos paranaenses cobrando medidas para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em cidadãos que estão com a imunização atrasada. No mesmo ofício, o TCE-PR solicita informações para apurar o número de municípios que já aprovaram leis instituindo o "passaporte da vacinação" como condicionante de acesso a espaços públicos de uso coletivo.

Conforme o que foi publicado no site do TCE-PR, Cascavel está na posição 147 do ranking de evasão da segunda dose, e 4.292 pessoas estão com a aplicação da segunda dose em atraso.

O levantamento realizado em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) no Paraná apontou que o atraso na aplicação da segunda dose da vacina chega a 15% da população. A situação vacinal dos 399 municípios está detalhada neste mapa interativo, publicado no portal do TCE-PR na internet. 

Medidas

Diante do cenário apontado no levantamento, o TCE-PR orienta os gestores municipais a adotar cinco medidas. A primeira é a busca ativa, para identificar e localizar aqueles que não completaram o esquema vacinal. Após essa etapa, deve ser feito o contato por telefone ou visita domiciliar aos faltosos, trabalho que deve ser realizado preferencialmente por agentes comunitários de saúde.

Outras notícias

PRF registra 2,3% menos mortes nas BRs do Paraná em 2025

Governo do Paraná abre concurso público com mais de 600 vagas para a Saúde

Ciclista é atropelado, cai em caçamba e acorda na garagem do motorista; Veja o vídeo

A terceira medida recomendada pelo Tribunal é a realização de campanha institucional - no site e nas redes sociais da prefeitura - sobre a importância da vacinação, a efetividade e a segurança de todos os imunizantes disponíveis hoje no Brasil. Por fim, as prefeituras devem assegurar total transparência do processo de vacinação, à população e aos órgãos de controle, como as câmaras municipais e o Tribunal de Contas. 

"Passaporte da vacinação"

No ofício enviado nesta segunda-feira, o TCE-PR solicita que as prefeituras informem se já possuem lei instituindo o "passaporte da vacinação", exigindo dos cidadãos a apresentação da carteira de vacinação da Covid-19 para entrar em locais públicos ou participar de eventos. Caso ainda não tenham aprovado esta lei, os municípios poderão informar se possuem a intenção, ou não, de institui-la.

A adoção do "passaporte da vacina" no âmbito municipal está amparada em entendimentos do Supremo Tribunal Federal. Ao julgar duas ações diretas de inconstitucionalidade, o STF entendeu que os municípios possuem autonomia para implementar, desde que estabelecidas em legislação própria, medidas que condicionem o acesso a espaços coletivos públicos à comprovação da imunização contra a Covid. Em outro julgamento, o Supremo decidiu que a obrigatoriedade da vacinação é constitucional.

Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), até 23 de setembro ao menos 249 municípios já haviam criado regras do tipo. O prazo para os municípios paranaenses responderem o questionário do TCE-PR é de sete dias.

Fonte: Assessoria 

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Exclusivo: Pai e filha de 3 anos são baleados em cidade na região de Curitiba

Paraná
Imagem de destaque

Preços de alimentos e bebidas caem pelo segundo mês consecutivo no Paraná

Paraná

Quase 18 mil vagas de emprego estão abertas no Paraná

Paraná

Câmera flagra cachorro sendo arrastado durante tornado em São José dos Pinhais

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Passarela da PR-445 em Cambé é isolada por suspeita de bomba; trânsito é bloqueado

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre ao bater contra meio-fio após avançar sinal vermelho na Dez de Dezembro

Brasil e mundo
Mundo

Cinco cabeças humanas são encontradas penduradas em praia turística

Cidade
Londrina e região

Roubo de diamantes avaliados em R$ 15 milhões leva à prisão de cinco suspeitos em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de suspeito presta depoimento sobre morte de ourives em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.